Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

E-commerces: Identidade visual bem alinhada pode ajudar nas vendas

E-commerces: Identidade visual bem alinhada pode ajudar nas vendas
11:00 am ,20 de agosto de 2018

O comércio eletrônico brasileiro é um dos setores da economia do país que mais cresce na atualidade. Mesmo após a greve dos caminhoneiros, que deixou muitos consumidores inseguros para a compra devido à incerteza sobre os prazos e sobre as entregas de seus produtos, a estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) para o crescimento do e-commerce no Brasil chega aos 12% apenas só no primeiro semestre de 2018. Um número notável, dadas as atuais circunstâncias de recuperação econômica e o clima de dúvidas e instabilidade gerado pelo período eleitoral.

A expectativa é otimista, mas o desafio enfrentado pelos e-commerces para conquistar seu público ainda é bem grande. Além de ter que lidar com fatores inerentes à realidade do segmento, como a insegurança de parte da população em fazer compras pela internet e o altíssimo nível de concorrência dependendo da área de atuação, um e-commerce precisa dedicar parte do seu tempo e recursos à construção de sua identidade visual.

O que é identidade visual?
A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos e visuais e a combinação entre eles, utilizados para compor, de forma sistematizada, o design, o estilo e a personalidade de uma determinada marca ou empresa. Gerada a partir da imagem de si mesma que uma marca deseja transmitir ao seu público, a identidade visual bem consolidada cria uma relação emocional em diferentes níveis, alicerçada em aspectos como logotipo, tipografia, uso de cores, iconografia, entre outros elementos gráficos.

“No universo digital, onde a maior parte do conteúdo disponível tem apelo visual, a identidade visual é um fator importantíssimo para um e-commerce, inclusive em aspectos como legibilidade e facilidade de navegação. Uma identidade visual bem alinhada irá permitir o reconhecimento e a identificação do público mesmo em meio ao bombardeamento de informações característico da internet”, comenta Gilnei Silva (www.gilneisilva.com), designer gráfico especializado em criação e desenvolvimento de identidades visuais corporativas.

Algumas páginas de e-commerce falham em princípios muito básicos, em termos de poluição visual e layouts desorganizados. Frequentemente até mesmo o botão para finalizar a compra, que é a principal finalidade da existência de um site que se propõe a comercializar um produto ou serviço na internet, fica perdido no meio de um excesso de conteúdo visual que nada agrega à página como um todo.

Identidade visual transmite mensagens
A identidade visual de um e-commerce não deve ser planejada no sentido de induzir a compra de forma bruta, porque nenhum consumidor gosta de se sentir forçado a algo, principalmente quando seu dinheiro está em jogo. Palavras piscantes e cores muito berrantes, por exemplo, estão mais associadas a vírus e páginas não confiáveis do que à credibilidade que um comprador deseja encontrar em uma página de e-commerce.

Os elementos gráficos utilizados para compor a identidade visual de uma página de comércio eletrônico devem transmitir mensagens que estimulem a sensação de segurança e confiabilidade. É claro que um site visualmente bonito e organizado não substitui ou diminui a necessidade de um bom atendimento em outros aspectos, mas o estudo do design ao longo dos séculos e do web design mais recentemente já comprovou que o cérebro humano pode fazer uma infinidade de leituras diferentes a partir de elementos visuais.

O zelo e o capricho empregados na construção de uma identidade visual são percebidos até mesmo por quem não entende nada de design. O designer gráfico é um profissional que não apenas saberá como utilizar essa característica a favor de um determinado objetivo, mas também produzirá, de maneira indireta, resultados mais expressivos em termos de vendas e taxas de conversão para um e-commerce.

Conheça o Estúdio Gilnei Silva
Com mais de 20 anos de atuação no mercado de design corporativo e design de produtos, o Estúdio Gilnei Silva trabalha com empresas de todos os portes na definição e construção de identidades visuais exclusivas e personalizadas. Os trabalhos voltados para as áreas de naming e branding também compõem o objetivo principal do Estúdio Gilnei Silva, que é utilizar todos os elementos do design a favor de seus clientes. Para mais informações, acesse: www.gilneisilva.com.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados