Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Educação empreendedora em Varginha é reconhecida

Educação empreendedora em Varginha é reconhecida
11:00 am ,8 de novembro de 2016

A sociedade contemporânea vem cada vez mais exigindo pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, com capacidade de aprender e adaptar-se a novos desafios e promover transformações. Com o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, o Sebrae Minas realiza o Programa Cultura Empreendedora. Há dois anos a solução foi implantada na rede municipal de ensino fundamental de Varginha, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O programa capacitou cerca de 300 professores da rede municipal e, a partir dessa etapa, os estudantes são estimulados a empreender em sala de aula.

“Cada indivíduo possui, em sua personalidade, características empreendedoras e o programa do Sebrae tem o objetivo de estimular essas aptidões nas crianças e jovens. Desta forma, eles se tornarão profissionais muito mais promissores e abertos aos negócios”, avalia o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Juliano Cornélio.

Na Escola Municipal Pedro Reghin, integrante do Projeto Escolas Ambientais do Campo (PEAC), localizada no Sítio dos Martins, o programa já começou a dar resultados. O projeto Empreendedores Mirins, elaborado pela professora Aline de Paula Gomes, foi premiado na 3ª edição do Prêmio Marina Prado de Castro, categoria Práticas Exitosas.

Nessa iniciativa, os alunos do 4º e 5º anos multissereados, desenvolveram um trabalho com buchas vegetais e foram responsáveis por todo o processo produtivo (preparação, corte, tingimento, finalização e comercialização). A verba arrecadada com a venda dos produtos foi revertida para as próprias crianças que escolheram fazer um passeio pelo shopping da cidade.

“O Empreendedores Mirins foi inovador desde sua concepção, pois permite que moradores rurais desenvolvam habilidades empreendedoras com recursos encontrados no próprio campo. Baseado na educação empreendedora, este projeto é completo e engloba diversas disciplinas, como Matemática, Ciências, Português, Tecnologia e Empreendedorismo, uma vez que trabalha conceitos como sustentabilidade e meio ambiente”, afirma a secretária municipal de educação, Rosana Aparecida Carvalho.

Prêmio Marina Prado de Castro
O Prêmio Marina Prado de Castro “Práticas exitosas – Compartilhar para crescer” é uma iniciativa da Prefeitura de Varginha e Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promovida anualmente, desde 2014, para a valorização do trabalho docente, a disseminação de práticas educativas e administrativas de sucesso e a produção científica de conhecimento educacional da rede municipal de ensino.

O prêmio tem caráter cultural/educacional e visa identificar, valorizar e divulgar experiências educativas e administrativas de qualidade, planejadas e executadas por educadores, professores, diretores, vice-diretores, supervisores pedagógicos e orientadores educacionais nas escolas da rede municipal de ensino de Varginha.

O prêmio é organizado em duas categorias: Práticas Exitosas (trabalho apresentado por meio de relatos de experiência com comprovações) e Artigos (produções científicas na área educacional). Em 2016, foram inscritos 49 trabalhos nas duas categorias, sendo que 14 foram premiados. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora composta por profissionais da educação de vários segmentos, das redes pública e particular de ensino de Varginha e região. Os trabalhos vencedores foram anunciados durante cerimônia de premiação realizada no dia 20 de outubro.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados