Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Empresários devem estar atentos à política para prever como agir

Empresários devem estar atentos à política para prever como agir
17:00 pm ,19 de setembro de 2017

Diante de um cenário político instável, os empresários brasileiros muitas vezes têm dificuldade de ter um olhar macro, com distanciamento para conseguir analisar o cenário de forma organizada. E, se a interpretação dos fatos políticos internos já é um desafio, a complexidade aumenta quando é preciso levar em conta outros fatores, como a política externa e as perspectivas para as eleições de 2018.

Para que a insegurança sobre os rumos do país não comprometa as decisões de negócios, os executivos têm buscado apoio de serviços especializados na interpretação de contextos e inteligência governamental.

Na opinião de Ricardo Sennes, sócio da Prospectiva Consultoria, o serviço de análise ajuda a selecionar os fatos mais relevantes em cada contexto: “Quando se tem muita informação, às vezes, é como se não tivéssemos nenhuma. A curadoria de um especialista aponta para quais fatos relevantes políticos olhar, sistematiza a informação com linguagem acessível, para facilitar a tomada de decisão”.

Para ele, o suporte na interpretação do contexto político permite aos empresários avaliar com mais precisão os temas de interesse, principalmente os que terão mais impacto no curto prazo. “Se haverá uma votação importante na Câmera naquela semana, as empresas já devem estar preparadas e saber qual a temperatura política esperada para aquele período, para agir de acordo”, afirma o cientista político.

Este mês, a Prospectiva lançou um pacote de análises periódicas do cenário político-econômicos que combina publicações regulares, que trazem os destaques da política e os desdobramentos para o ambiente de negócios, com publicações especiais, que oferecem perspectivas para os próximos meses e interpretam acontecimentos pontuais de alto impacto.

O serviço, que é contratado por assinatura, pode ser solicitado pelo site da empresa e inclui uma call semanal com um analista político para auxiliar na interpretação dos acontecimentos recentes.

Melhoria no cenário político deve ser lenta
Os indicadores levantados pela Prospectiva apontam para uma recuperação da economia brasileira já começou, de forma consistente, mas o ritmo deve ser mais lento do que o desejado pelo mercado.

De acordo com Sennes, um dos fatores que dificultam essa retomada é o cenário de incerteza política, e que deverá perdurar até as eleições de 2018. Embora a agenda econômica do atual governo seja bastante voltada à melhoria do ambiente de negócios, a indefinição sobre a capacidade de Temer manter-se com apoio da maioria no congresso vem dando sinais de enfraquecimento. “Por mais que o governo queira fazer leilões para novos investimentos em infraestrutura, por exemplo, não consegue avançar, porque carece de um cenário político favorável. Marcos regulatórios, como o da mineração e o de O&G, avançam lentamente”, completa.

“É preciso acompanhar os fatores que afetam a governabilidade e a agenda das reformas, que têm impacto na atividade econômica e nos resultados do governo”, analisa o sócio da Prospectiva. Existem vários fatores de curto-prazo que afetam os de longo-prazo. Nesse contexto, a curadoria analítica ajuda a tornar menos arriscadas e mais efetivas as decisões de realizar investimentos ou de atuar junto aos agentes públicos para demandar mudanças que possam dinamizar a economia.

Mais informações: http://www.prospectiva.com/prospectivacore/

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados