Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Empresas devem adotar novas tecnologias para expandirem os negócios

Empresas devem adotar novas tecnologias para expandirem os negócios
11:00 am ,28 de novembro de 2018

A tecnologia avança a cada dia e nós, usuários comuns, usamos mais e mais os frutos dessa evolução. Mas e as empresas brasileiras? Elas estão conectadas as novidades e as utilizando para ampliar os seus negócios? Infelizmente, apesar de estarem antenadas as mais recentes tecnologias discutidas em fóruns e eventos, a aplicação prática ainda é insuficiente, de acordo com Mario Mendes, Diretor-Presidente da Olitel , empresa Integradora de Tecnologia da Informação e Comunicação.
A forma como as empresas interagem e se comunicam com os seus clientes é uma prova de que as empresas ainda não alcançaram os avanços tecnológicos. A adoção de tecnologias como os assistentes virtuais com inteligência artificial ainda é pequena, perto de todo o potencial que essa ferramenta pode oferecer em relação a comunicação entre pessoas e empresas no mercado brasileiro.

Um dos principais entraves que geralmente ocorre é a resistência a alterações nos processos, mesmo eles sendo longos e burocráticos, situação que poderia ser alterada simplesmente com a adoção de tecnologias inovadoras. Além disso, o medo de errar também impede a implementação de novas ferramentas. “Para termos uma cultura inovadora, precisamos aceitar os erros e lidar bem com eles em um processo contínuo de melhoria e recriações”, afirma Mario.

O maior desafio para as empresas é transformar a interação entre os colaboradores e os sistemas, uma forma de facilitar essa relação é centralizar tudo em um único local, o princípio número um das comunicações unificadas. Um outro ponto para se levar em conta é a consolidação da base de conhecimento comum a todos. Além disso, os chatbots, assistentes virtuais com inteligência artificial, podem ser utilizados em diversas interfaces com os clientes como mídias sociais, intranets, celulares, smart-tv´s, computador de bordo de meios de transportes, entre outros.

Uma das principais preocupações dos gestores em relação a adoção de novas tecnologias é a segurança digital, essencialmente com a exposição de dados sigilosos dos clientes e também a criação e disseminação das Fake News. “Evitar esse problema está relacionado diretamente com política de segurança prática e de acesso a todos na companhia, considerando alguns tópicos fundamentais dentro das boas práticas de governança e segurança, entre eles: sigilo de informações operacionais e estratégica das empresas e das pessoas que com ela interage”, esclarece o Diretor-Presidente da Olitel.

*Artigo elaborado de acordo com entrevista de Mario Mendes para a Revista Istoé.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados