Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Enfraquecimento dos dentes: por que isso acontece e quais são as consequências para a saúde bucal?

Enfraquecimento dos dentes: por que isso acontece e quais são as consequências para a saúde bucal?
09:56 am ,4 de novembro de 2019

O enfraquecimento dos dentes é um problema que pode acontecer em qualquer fase da vida. Esse quadro pode ser mais grave na infância e em adultos mais jovens, quando costuma se manifestar de forma mais agressiva, mas também atinge adultos de meia-idade e idosos. Além de não ser agradável ficar com os dentes moles, sem o tratamento adequado essa doença pode trazer consequências ainda mais preocupantes! Pensando nisso, procuramos o especialista em Periodontia e Implantodontia Edgard Fonseca para explicar as causas e tratamentos desse enfraquecimento.

O que pode levar ao enfraquecimento dos dentes?
O profissional esclarece que a principal causa para esse problema é a doença periodontal, também conhecida como periodontite. “Essa é uma doença de natureza infecciosa e inflamatória, que tem início obrigatoriamente em uma gengivite”, diz ele. Sem o tratamento adequado, a inflamação na gengiva progride e acomete os tecidos de suporte do dente, tornando sua mobilidade mais acentuada, ou seja, fazendo com que os dentes fiquem mais “moles”. Por isso, é muito importante ficar de olho caso ocorram sangramentos na gengiva, que podem indicar a fase inicial da doença, e procurar logo a ajuda de um profissional!

Quais são as consequências do enfraquecimento dos dentes para a saúde bucal?
A periodontite pode ter diferentes consequências para a saúde da boca. “As sequelas dessa doença vão desde um aumento do tamanho dos elementos dentários, até um aumento da mobilidade dos mesmos”, comenta. Em casos mais graves, a periodontite pode resultar na perda dos dentes. Melhor ficar ligado! Ninguém quer passar por isso, né? A boa notícia é que para prevenir o problema existem medidas bem simples no seu dia a dia e que você já as conhece muito bem: ter uma alimentação balanceada; higiene todos os dias após as principais refeições, sem se esquecer do uso do fio dental; e visitas regulares ao dentista para avaliação e limpeza profissional, conhecida como profilaxia bucal.

Quais são os tratamentos para o enfraquecimento dos dentes?
O tratamento para o enfraquecimento dos dentes deve ser feito com o auxílio de um dentista ou periodontista, profissional especializado no assunto. “O princípio básico do tratamento é o controle do biofilme dental, conhecido como placa bacteriana”, explica Edgar. O dentista irá analisar o estágio da doença e poderá realizar uma instrumentação das superfícies dentais e radiculares com raspagem e instrumentação ultra-sônica, e em casos mais graves, uma cirurgia periodontal pode ser necessária. Além disso, ele deverá orientar o paciente sobre as instruções de higiene bucal adequadas. Não deixe de seguir as recomendações do seu dentista e evite este quadro!

Consulte seu dentista e lembre-se, a prevenção é a melhor forma de tratamento. Este texto é uma recomendação da Dra. Juliana Comunian. Agende uma consulta:

Dra. Juliana Comunian – CRO MG 22385
(35) 3221-6897
Rua Alberto Cabre, 63, Vila Pinto – Varginha/MG

Fonte: Sorrisologia

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados