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Engajar o cliente: o desafio do Marketing Digital

Engajar o cliente: o desafio do Marketing Digital
14:00 pm ,22 de janeiro de 2020

Com a tecnologia, o Marketing Digital ganhou cada vez mais espaço e a forma de criar estratégias de vendas mudou.

Pode parecer estranho, mas até alguns anos atrás não havia a preocupação em engajar clientes, muito menos utilizando estratégias de Marketing Digital. As campanhas e propagandas eram feitas de forma tradicional, ou seja, através de anúncios em revistas, jornais, TV e rádio.

Com a tecnologia, o Marketing Digital ganhou cada vez mais espaço e a forma de criar estratégias de vendas mudou.

Engajamento: o que é?
Engajamento é o envolvimento que um possível cliente tem com a sua marca, produto ou serviço.

Existem quatro pilares que o definem:

Envolvimento;
Interação;
Intimidade;
Influência.
Em resumo, o engajamento é uma estratégia utilizada para criar uma afinidade entre uma marca e seu público. Isso deve acontecer por vontade própria do indivíduo, ou seja, ele deve se interessar pelo conteúdo publicado e, com isso, interagir e até mesmo indicá-lo a outras pessoas.

Qual a importância do engajamento?
A concorrência anda cada vez mais forte e os consumidores mais exigentes. Sendo assim, o empreendedor precisa entender que uma marca pode não ter forças para se vender sem o auxílio de uma boa campanha de Marketing Digital.

O ideal é que o produto seja procurado voluntariamente e seja lembrado de forma natural. Para que isso aconteça, é necessário criar autoridade e credibilidade.

Isso se torna ainda mais importante, pois hoje em dia, os consumidores estão cada vez mais focados na internet. O número de pessoas que efetuam compras de forma online cresce diariamente.

Engajamento nas redes sociais
Facebook
O Facebook é a rede social mais utilizada em nosso país. Inúmeras empresas já entenderam isso, e possuem páginas de suas empresas. É um erro não criar uma fanpage no Facebook.

Com mais de 100 milhões de usuários só no Brasil, o Facebook permite que campanhas sejam criadas com investimentos relativamente baixos.

Ainda assim, existem formas orgânicas de conseguir atrair público: com conteúdos relevantes e até mesmo virais, é possível alcançar a audiência desejada e, com isso, engajar os visitantes.

Instagram
O Instagram tem cerca de 50 milhões de usuários no Brasil e continua em pleno crescimento. É a rede social que mais cresce.

Esta rede social tem o poder de atrair o público através do visual, já que é uma plataforma mais leve e que tem como foco as imagens com textos pequenos.

Assim como no Facebook, é possível criar campanhas patrocinadas e, assim, atrair um público que se torne engajado. Além das imagens, existem os stories, onde é possível fazer vídeos curtos e que com o conteúdo certo conseguem chamar bastante atenção.

Existem outras redes sociais e cada uma com sua particularidade, porém o Facebook e o Instagram são as mais importantes para quem quer usar para os negócios.

Como conseguir engajamento

Conhecer o público-alvo.
O primeiro passo é identificar o público a ser atingido e com isso, criar campanhas voltadas a ele;
É preciso descobrir onde o público está. Em resumo: existe a necessidade de entender exatamente qual a forma mais eficaz de atraí-lo, seja através de blog, redes sociais ou e-mail marketing;

Criação de conteúdo relevante.
Para uma marca ser lembrada, é necessário oferecer algo que valha a pena. Spam é uma prática ruim e o público precisa ter acesso a conteúdo relevante e de qualidade;

Interação.
Responder o público sempre que receber um comentário em uma postagem ou uma mensagem pessoal. O ideal é sempre ser cordial;

Monitorar e criar relatórios.
Com isso, é possível saber o que está dando certo e pode repetir na próxima estratégia.

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