Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Enriqueça sua dieta com fibras e potencialize o emagrecimento

Enriqueça sua dieta com fibras e potencialize o emagrecimento
15:00 pm ,31 de agosto de 2016

Frequentemente, pessoas na busca pelo emagrecimento retiram carboidratos da dieta ou passam a ingerir mais proteínas. O que a maioria desconhece é que a ingestão de alimentos ricos em fibras auxilia na redução do peso e previne doenças como hipercolesterolemia, diabetes, obstipação e diverticulose do cólon, entre outras.

Vale ressaltar que a ingestão de fibras promove a saciedade, visto que permanecem mais tempo no estômago do que outros alimentos refinados. Com isto, diminui-se a ingestão de calorias. Além disso, auxilia os movimentos intestinais no processo de digestão. No intestino delgado, por exemplo, a fibra solúvel atrai as moléculas como colesterol e glicose, promovendo a saída delas do organismo.

A Body Health Wellness Center traz os benefícios de inserir fibras na alimentação e algumas dicas para enriquecer a dieta:

1. Uma opção rápida e excelente para o café da manhã e lanches, são os cereais instantâneos e ricos em fibras
2. A ingestão de vegetais e frutas é benéficos quando são consumidas cruas, visto que o cozimento reduz o teor de fibras.
3. A dieta rica em fibras deve ser acompanhada do aumento do volume de água ingerido durante o dia.
4. Os grãos integrais devem ser inseridos na alimentação com frequência, como por exemplo: trigo integral, arroz integral, germe de trigo entre outros.
5. No preparo de assados, use metade de farinha branca e a outra parte de farinha de trigo integral
6. Utilize algumas pitadas de farelos integrais nos molhos de macarrão, sopas, carnes ensopadas, panquecas ou cereais cozidos.
7. Adicione grãos integrais ou farelos (ex.: aveia, trigo) em sorvetes, iogurte, mingaus, saladas, ensopados, sopas e outras preparações. Nozes, soja torrada, gergelim, linhaça, semente de girassol e outros também adicionam fibras e são decorativos;
8. Pipoca, amendoins, amêndoas e barras de cereais são lanches ricos em fibras.
9. Quem possui uma dieta pobre em fibras e aumenta o consumo rapidamente e em grandes quantidades, pode sentir alguns desconfortos como o estufamento, cólicas e diarréia. Para evitar os desconfortos, o aumento de fibras deve ser gradativo (um mês ou mais), pois requer adaptação do intestino. Se estes sintomas ocorrerem, corte os alimentos relacionados temporariamente e então comece a consumi-los gradativamente;
10. Cuidado com as calorias. Muitas fontes ricas em fibras são também ricas em calorias. Se você ingerir calorias extras por devido aos alimentos ricos em fibras à sua alimentação diária ao invés de substituir outros alimentos, você provavelmente ganhará peso.

É importante que os interessados em inserir o aumento de fibras na dieta passe por uma avaliação nutricional. A Body Health Wellness Center, unidade Shopping conta com 10% de desconto em todos os procedimentos no Espaço Petiti, que oferece avaliações nutricionais e relacionadas à medicina do esporte.

Conheça as unidades Body Health clicando aqui.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados