Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Entenda como funciona o Marketing de Afiliados

Entenda como funciona o Marketing de Afiliados
16:00 pm ,30 de maio de 2016


por Diego Carmona

O Marketing de Afiliados está em ascensão no Brasil nos últimos anos, no entanto, esta forma de monetização ainda é pouco explorada em terras tupiniquins. Este modelo de negócio é uma excelente alternativa para quem deseja aprimorar as suas estratégias de marketing, gerar tráfego para o seu site ou blog, trabalhar com marketing digital e, principalmente, gerar lucro a partir da venda de produtos de terceiros.

O Programa de Afiliados ou Mercado de Afiliados como também é conhecido já está mais difundido nos Estados Unidos há alguns anos, quando a Amazon.com a lançou o seu programa de afiliação, popularizando este sistema de vendas online.

O mercado de Afiliados é definido a partir de 3 pilares:

Produtor
O Produtor ou Anunciante é o responsável por criar um produto digital que pode ser um curso referente a um determinado assunto voltado para um segmento em específico, pode ser uma consultoria referente à plataformas digitais ou serviços externos como, por exemplo, a declaração de imposto de renda ou de gestão empresarial. Os produtos digitais também podem ser voltados para o campo da saúde e o bem estar pessoal, oferecendo formas alternativas para manter o corpo em forma, enfim, no âmbito digital o que não falta são opções para entregar conteúdo de qualidade no formato de produto digital.

Afiliado
O afiliado é a pessoa que deseja indicar e vender o produto digital criado pelo Produtor e ser remunerado pela venda através da indicação, esta recompensa financeira se dá através de comissões, o valor da comissão é determinado pelo infoprodutor em cima do valor do conteúdo que está sendo comercializado. A forma de divulgação do produto fica a critério do Afiliado, ele pode utilizar a estratégia de vendas que achar melhor, entre elas é permitido a utilização de banners no site ou blog do afiliado (este material geralmente é disponibilizado pelo Produtor), anunciar em plataformas como o Facebook e Google, e Marketing de Conteúdo, recurso muito utilizado para geração de tráfego orgânico.

Plataformas de Afiliação
As plataformas de afiliação são uma espécie de Marketplace, pois elas funcionam para dois níveis de usuários, o primeiro é para os diversos produtores de segmentos diferentes que disponibilizam os seus produtos em um único local e o segundo é para quem deseja trabalhar como afiliado, que em uma única plataforma pode encontrar uma variedade de produtos digitais para indicar e vender.

Para que a interação entre o Produtor e Afiliado flua tranquilamente estão disponíveis no mercado brasileiro algumas destas plataformas, as mais conhecidas são: Hotmart, Eduzz e Monetizze. O infoprodutor disponibiliza o seu produto digital em uma destas plataformas e quem deseja se tornar afiliado para vender o produto deve solicitar afiliação dentro das plataformas, a liberação imediata ou não da solicitação dependerá da forma como o responsável pelo produto fará este processo.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados