Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Estão abertas as inscrições para o Campeonato Brasileiro de Baristas

Estão abertas as inscrições para o Campeonato Brasileiro de Baristas
14:00 pm ,29 de junho de 2017

Estão abertas as inscrições para o 16º Campeonato Brasileiro de Baristas, que será realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), de 25 a 27 de agosto, em São Lourenço (MG), como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Os interessados devem se inscrever diretamente no site da BSCA, através do link http://brazilcoffeenation.com.br/campeonatobarista. O campeão nacional garante vaga para o campeonato mundial, que ocorrerá entre 9 e 12 de novembro, em Seul, na Coreia do Sul, durante a feira Café Show 2017.

Na fase eliminatória da competição, os participantes precisarão preparar 12 bebidas: quatro expressos, quatro bebidas com leite vaporizado e quatro bebidas originais de assinatura, sendo avaliados por juízes sensoriais e técnicos. Serão considerados critérios como o sabor, a qualidade e persistência da crema (expresso), a harmonia entre o café e o leite, a criatividade (bebida de assinatura) e a manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de expresso.

Os seis melhores classificados disputarão o título, no dia 27 de agosto, quando passarão pelo mesmo processo de avaliação. O juiz principal da fase final do 16º Campeonato Brasileiro de Baristas será o japonês Yoshihito Kato, presidente da empresa Bontain Coffee e juiz certificado pela organização World Coffee Events (WCE). Na fase eliminatória, Danilo Lodi, primeiro brasileiro a ser um juiz certificado pela WCE, compartilhará essa responsabilidade com Kato.

“O Campeonato Brasileiro de Baristas é uma competição que se concentra na promoção da excelência do café e na evolução da profissão de barista no País, profissional fundamental para que a bebida seja cada vez mais valorizada junto aos consumidores finais”, explica a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira.

Neste ano, quando se tornou National Body no Brasil da WCE, entidade organizadora de competições entre profissionais do café em todo o mundo, a BSCA adquiriu os direitos de realização dos Campeonatos Brasileiros de Barismo, que garantem a participação dos campeões nacionais nas competições mundiais das sete modalidades existentes: (i) Barista (bebidas com café expresso); (ii) Latte Art (arte com leite e café); (iii) Brewers (café filtrado); (iv) Coffee in Good Spirits (drinques alcoólicos com café); (v) Cup Tasters (prova); (vi) Roasters (torra); e (vii) Cezve/Ibrik (café turco), que não ocorre no Brasil.

SERVIÇO
16º Campeonato Brasileiro de Baristas
Data: 25 a 27/08
Local: São Lourenço (MG)
Mais informações: Juliana Roque e Helga Andrade – (35) 3212-4705 / 3212-6302 / juliana@bsca.com.br / helga@bsca.com.br

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados