Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Exame reumatológico: Capilaroscopia Periungueal

Exame reumatológico: Capilaroscopia Periungueal
16:12 pm ,17 de março de 2017

A Capilaroscopia Periungueal é um método de imagem não invasivo, de baixo custo e reprodutível, que permite a avaliação das alterações estruturais da microcirculação periférica. É usado principalmente na diferenciação de fenômeno de Raynaud primário e secundário e no diagnóstico de Esclerodermia. Este exame vem sendo cada vez mais solicitado por médicos e muitas vezes, os pacientes tem dúvidas a respeito da finalidade do exame e como é realizado este procedimento.
O exame é realizado através de um microscópio óptico com um óleo de imersão para facilitar a visualização. Para simplificar, podemos exemplificar e comparar este exame como se fosse um ultrassom realizado na região periungueal, ou seja, a região da cutícula.
Para este exame é necessário que os pacientes do sexo feminino não realizem a retirada da cutícula pelo menos 30 dias e não pintem as unhas com esmalte e bases pelo menos 15 dias antes do exame. É importante também para aqueles que fazem uso de cigarro que suspenda o uso antes do exame. Todos estes cuidados são importantes para que não interfira na visualização e resultado do exame.

As principais indicações para a realização da capilaroscopia são:

1) Avaliação de pacientes com fenômeno de Raynaud
2) Acompanhamento da transição do Fenômeno de Raynaud Primário para Fenômeno de Raynaud Secundário.
3) Diagnóstico precoce de Esclerodermia
4) Diagnóstico diferencial de condições relacionadas com Esclerodermia, como Esclerodermia localizada e faciite eosinofílica, que habitualmente apresentam uma padrão capilaroscópico normal
5) Detecção de microangiopatia grave e avaliação prognóstica na Esclerodermia
6) Monitoramento do tratamento e da atividade de doença na dermatomiosite.

Este exame vez sendo realizado em alguns locais no Brasil como grandes centros São Paulo e Belo Horizonte. No Sul de Minas, Varginha novamente se destaca na área da saúde possibilitando que pacientes da região realizem este exame sem se deslocar para grandes centros. Este exame é realizado no Centro Médico Varginha, centro especializado em terapia imunobiológica e vacinação e que realiza este serviço. Para dúvidas basta ligar para o telefone: 35-3212-4886.

CRM Diretor Administrativo: 33911

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados