Exemplos de objetivos financeiros bem definidos

Todos nós temos coisas que queremos alcançar na vida, mas o pensamento positivo não nos leva lá. Em vez disso, você precisa definir metas financeiras que o ajudem a controlar suas finanças e a criar um plano para seu dinheiro. Essa é a melhor maneira de equilibrar seus objetivos com seu saldo bancário.

As metas financeiras dão a você um motivo para controlar o dinheiro e criar um roteiro para suas finanças.

A importância dos objetivos é destacada da seguinte maneira: “Definir objetivos muda literalmente a estrutura do seu cérebro para que você os perceba e aja de forma a atingir esses objetivos.”

Isso me traz de volta à minha fórmula favorita :

Seus pensamentos criam seus sentimentos, seus sentimentos criam suas ações e suas ações criam seus resultados.

Mesmo assim, às vezes pode ser difícil criar e priorizar metas financeiras, especialmente quando você está pensando em muitas coisas ao mesmo tempo.

Neste artigo, vou mostrar alguns exemplos simples, mas extremamente eficazes de metas financeiras para você começar.

O que são objetivos financeiros?

Metas financeiras são projetos que seu dinheiro deve cobrir em um determinado momento . Se você deseja abrir uma conta de emergência, saldar dívidas ou economizar para uma viagem, seu objetivo deve ser muito claro.

Seus objetivos financeiros também não precisam estar vinculados a compras. Podem ser:

  • Viver um estilo de vida mais minimalista
  • Ganhar uma certa quantia de dinheiro fazendo um trabalho de meio período
  • Tornar-se um milionário aos 40 anos
  • Doar uma certa quantia em dinheiro para uma boa causa
  • Mudar sua mentalidade de escassez para abundância
  • Ganhar mais dinheiro com seu trabalho

Não confunda uma meta financeira com um processo.

Suas metas financeiras são o resultado final, e um bom plano financeiro o ajudará a alcançá-las. Para obter exatamente o que deseja, primeiro você deve decidir o que deseja. 

Por que as metas financeiras são importantes

É indiscutível que as despesas diárias exigem sua atenção. Mas como você pode avaliar e gerenciar suas despesas se não tem uma meta?

As metas financeiras são importantes para facilitar a criação de um plano de orçamento e o gerenciamento de suas despesas. Eles fornecem a orientação para priorizar suas despesas.

Além disso, eles sempre lembram por que você escolheu uma jornada financeira específica.

Gastar seu dinheiro conscientemente parece positivo. Você não se sentirá prejudicado se cortar o orçamento com roupas ou preparar o jantar em casa, em vez de ligar para um serviço de entrega.

Deixe seus objetivos claros para você mesmo

Certifique-se de que seus objetivos sejam claros. Quanto mais claro você for, menos erros cometerá ao tentar alcançar seu objetivo e com mais firmeza poderá mantê-lo. 

Em vez de dizer que deseja economizar uma certa quantia de dinheiro em algum momento, escreva exatamente o que, quando, quanto, para quê e por quê . E, acima de tudo, torne-o visível para você!

Seus objetivos financeiros devem excitá-lo, sim, sentir as emoções dentro de você. Quanto mais fortes forem as emoções, mais você se concentrará em seu objetivo.

Exemplos de metas financeiras por período de tempo

Agora vou mostrar alguns exemplos de metas financeiras que você pode usar com base no período de tempo em que deseja atingir suas metas.

Objetivos financeiros de curto prazo – 12 a 24 meses

Você deve reservar dinheiro para seus objetivos financeiros de curto prazo de forma que seja facilmente acessível. Portanto, uma conta de dinheiro para chamadas que não seja sua conta à ordem, da qual seus pagamentos atuais são debitados, é a mais adequada para essa categoria. 

Para economizar para objetivos financeiros de curto prazo, use o método “pague-se primeiro”. Com isso, você paga automaticamente uma quantia no início do mês ou ao receber o seu salário, antes de todas as outras despesas , para a conta poupança correspondente.

Você também pode usar qualquer dinheiro extra que receber, como reembolso de impostos ou bônus, para esses objetivos. 

Exemplos específicos de objetivos financeiros de curto prazo são:

  • Criar uma conta de emergência
  • Pagar dívidas
  • Economizar para as férias
  • Economizar para presentes de Natal
  • Planejar seu casamento
  • Pagar custos de reforma

Metas de médio prazo – 2 a 5 anos

Uma conta de depósito fixo é uma ótima maneira de armazenar dinheiro de que você pode não precisar imediatamente. As taxas de juros tendem a ser um pouco mais altas do que com contas de poupança comuns. 

Metas de médio prazo podem ser metas que requerem mais planejamento e um pouco mais de dinheiro do que suas metas de curto prazo. Você provavelmente os terá mais tarde. 

Exemplos de metas financeiras de médio prazo são:

  • Economizar para o pagamento de uma casa
  • Pagar por um carro em dinheiro
  • Reaizar um grande sonho de férias com toda sua família

Objetivos financeiros de longo prazo – 5+ anos

Bom planejamento e determinação o ajudarão com metas financeiras de longo prazo. Para que você possa se concentrar em seus objetivos de longo prazo e manter a motivação, você deve definir exatamente por que esses objetivos são importantes para você.

Uma vez que você está no caminho para alcançar seu objetivo de longo prazo há muitos anos, por exemplo, ter uma aposentadoria bem financiada pode fazer com que seja fácil perder o foco. Portanto, ajuda você a lembrar por que essa meta é importante para você. 

Como você não precisará do dinheiro imediatamente, deve pensar em investir todo o dinheiro que puder economizar em metas financeiras de longo prazo .

Exemplos de objetivos financeiros de longo prazo são:

  • Investir na sua aposentadoria
  • Economizar para a educação das crianças
  • Pagar a hipoteca

Características principais das metas financeiras

Saber quanto e por quanto tempo economizar é, portanto, essencial. Pense em seus objetivos financeiros e crie os planos de poupança adequados. Este é o primeiro passo para realizar o seu sonho financeiro.

Portanto, certifique-se de definir seus objetivos usando o método SMART, específico, mensurável, alcançável, realista e baseado no tempo .

Aqui estão alguns exemplos de metas SMART:

Específico
Isso significa definir exatamente o que você deseja alcançar. Por exemplo, quero economizar 30.000 reais para dar entrada em uma casa.

Mensurável
Aqui você especifica uma unidade de medida para monitorar seu progresso. Por exemplo, tenho que economizar 500 reais por mês nos próximos 5 anos para ter 30.000 reais em 5 anos.

Atingível
Para atingir seus objetivos, você estabelece as etapas com as quais pode alcançá-los. Por exemplo, posso fazer isso trabalhando horas extras para ganhar mais dinheiro no meu emprego atual ou começando um emprego de meio período. Todos os bônus também vão para minha meta de economia.

Realistas
As metas financeiras precisam ser realistas e baseadas em fatores como renda, tempo e oportunidades. Por exemplo, vou cancelar minha assinatura de TV a cabo, academia e comer menos para economizar mais. Em um ano aumentarei minha renda em 5.000 reais.

Baseado no tempo
Finalmente, é importante que você atribua ao seu objetivo um período de tempo no qual deseja alcançá-lo. Por exemplo, em 5 anos, quero me tornar um proprietário. Em 5 anos poderei obter um adiantamento de 20% para uma casa de 150.000 reais.

Conclusão

Gaste seu tempo identificando o que você realmente deseja e por que deseja. Assim que tiver certeza do que deseja, você pode definir prioridades e programar quando deseja alcançá-las. 

Definir suas metas financeiras é um grande passo. Portanto, certifique-se de criar um plano para ter dinheiro para alcançar seu objetivo .

Além do processo de planejamento de metas, você também aprenderá a trabalhar seus pensamentos e atitudes para realmente atingir sua meta com motivação positiva e se sentir bem consigo mesmo.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *