Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Farmácias de manipulação resistem à crise

Farmácias de manipulação resistem à crise
14:00 pm ,11 de julho de 2016

O Panorama Setorial sobre as Farmácias de Manipulação Brasileiras no biênio 2015/2016 foi divulgado pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), no primeiro dia do Congresso Consulfarma, o maior evento do setor magistral do mundo. O levantamento revela que osetor é formado por microempresas e empresas de pequeno porte lideradas por mulheres multitarefa e com formação superior. As mulheres estão à frente de 71% dos empreendimentos, têm, em média, 43 anos e 84% graduaram-se em Farmácia.

O “Panorama Setorial Anfarmag: Farmácias de Manipulação Brasileiras – 2015/2016” é fruto de uma pesquisa realizada com donos de farmácias de manipulação de todo o país para traçar o perfil das empresas e dos empresários que atuam no setor. As entrevistas para foram realizadas no segundo semestre de 2015.

A pesquisa identificou também o humor do empresariado do setor magistral diante da crise econômica. Entre os entrevistados, 72% declararam estar investindo em melhorias e 87% afirmaram que pretendiam investir na farmácia nos meses seguintes. Além disso, 73% disseram que o faturamento cresceu ou se manteve estável nos 12 meses anteriores à pesquisa.

O mercado de farmácia de manipulação no Brasil, que concentra cerca de 7.200 estabelecimentos, movimenta em torno de 5 bilhões de reais ao ano. Para o farmacêutico Lucas Portilho, diretor científico do 11º Congresso Internacional Consulfarma, um dos segredos do crescimento é o custo-benefício dos produtos, feitos sob medida. Além disso, muitas novidades acabam chegando às farmácias de manipulação antes mesmo de serem lançadas pela indústria.

“A farmácia de manipulação não oferece só remédio. Oferece bem-estar em forma de suplementos, cosméticos, aromaterapia e produtos que melhoram a estética do paciente. O brasileiro é vaidoso e a farmácia de manipulação tem tudo que ele precisa para melhorar sua autoestima”, conclui Lucas.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados