Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Ferramentas para trabalhar mais em menos tempo

Ferramentas para trabalhar mais em menos tempo
15:00 pm ,31 de agosto de 2015

Para ganhar destaque como um bom profissional, você precisa apresentar resultados. A competitividade move o mercado de trabalho e, quem faz mais, se destaca mais. Existem cada vez mais metas e prazos para se cumprir e, como se sabe, sempre surgem imprevistos: uma ligação do chefe lhe designando mais um projeto ou tarefa para o dia seguinte, um e-mail com uma pendência pra resolver, e tantas outras coisas que acontecem no dia a dia e que acabam quebrando o fluxo de início e fim de suas atividades e resultando em baixa produtividade.

Para ser mais eficiente, tudo o que você precisa é organizar o seu tempo e planejar o que você deve fazer. Para isso, existem ferramentas que podem lhe auxiliar fazendo você render mais no trabalho, administrar o seu horário e evitar horas extras. Confira:

Descubra seu ciclo circadiano: este ciclo circadiano nada mais é do que um “relógio” que regula o organismo nas 24 horas do dia, influenciando desde aspectos físicos até aspectos psicológicos. Ou seja, ele regula o estado de vigília e sono, o período de melhor digestão, concentração, entre outros. Cada pessoa tem o seu ciclo e, se você descobrir qual é o seu, perceberá quais os períodos do dia em que você estará mais disposto e isso lhe ajudará a ter uma maior produtividade.

Busque analisar qual o período do dia (manhã/tarde/noite) que seu trabalho mais rende e adapte as atividades. Se, por exemplo, você determinar que o período da manhã é aquele em que você está mais disposto, procure neste tempo realizar atividades que exigem mais de você, como analisar contratos ou redigir relatórios e reserve a tarde e a noite para atividades mais simples, como organizar documentos.

Tenha uma agenda. Depois de analisar o seu ciclo circadiano, organize suas atividades durante o dia, designando, por exemplo, o horário das 10h às 11h para responder aos e-mails, e das 11h às 12h para redigir um projeto e, é claro, reserve um período do seu dia para eventuais urgências. A agenda lhe ajudará a delimitar certo tempo para cada atividade e a não marcar duas reuniões no mesmo horário, por exemplo.

Ela também aliviará o seu cérebro de guardar todas as informações e evitará que elas se percam. Outra dica importante é sempre dividir as atividades por prioridade: as emergenciais, as que trazem pouco resultado, as que você tem um tempo maior para resolver, etc.

Tenha um bom sono. A ciência comprova que dormir bem ajuda a manter a disposição e aumenta a produtividade, além de contribuir para uma vida saudável.

Tenha um tempo ocioso. Pode parecer desperdício de tempo, mas muitas vezes se desligar de alguma atividade e relaxar a mente por alguns minutos pode lhe ajudar a ser mais produtivo e até a pensar com mais clareza para resolver determinadas situações. Tirar um cochilo de alguns minutos após o almoço também ajuda a melhorar o desempenho.

Use e abuse da tecnologia. Há muitos aplicativos que podem lhe dar um suporte quando o assunto é otimização do tempo. Existem apps para lhe ajudar a definir as prioridades do dia como o Priorities, por exemplo; os que lhe dão recompensas quando você termina algum projeto, como o Procraster; e os que bloqueiam sites e programas que lhe causam distração, como jogos e WhatsApp, como o Procrastination Punisher e o Write Room.

Com as ferramentas certas em mãos e uma dose de determinação, você pode revolucionar o seu cotidiano tanto no seu trabalho quanto em sua vida pessoal.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados