Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Gestão ágil de projetos aumenta a produtividade de freelancers

Gestão ágil de projetos aumenta a produtividade de freelancers
10:53 am ,18 de julho de 2019

Trabalhar de casa ou em um co-working pode ser um desafio para a concentração e automotivação. O ponto crucial é que, como freelancer, recebemos conforme a nossa produtividade, ou seja, trabalhos entregues.

Um freelancer que não é superprodutivo, acaba por não ter tempo hábil de prospectar novos clientes, de forma a gerar novos trabalhos e, claro, ter tempo livre para si mesmo. Trabalhar com a gestão ágil de projetos, com um software que tenha como padrão esta metodologia é fundamental para aumentar a organização e consequentemente, a produtividade.

A metodologia conhecida como scrum é utilizada pelas maiores empresas de tecnologia e freelancers de diversas áreas de negócios também podem se beneficiar dela para a gerir tarefas e projetos com agilidade e assertividade.

Segundo estudo realizado pela empresa GitScrum, 82% dos profissionais freelancers trabalham em casa, 60% deles vivem em grandes cidades e 74% trabalha com mais de 2 ou mais projetos simultaneamente. Então fácil imaginar a energia despendida em organizar tempo e tarefas todos os dias para garantir entregas, certo?

Com o objetivo de otimizar o tempo gasto com a realização das tarefas, a metodologia scrum é eficiente e auxilia aqueles profissionais que fazem de tudo um pouco a manter a organização e foco no trabalho. A utilização de software de gestão de projetos pode vir a ser o grande diferencial para garantir a produtividade e as entregas e vimos que o GitScrum é a ferramenta ideal não só para freelancers, como para profissionais das mais diversas áreas, incluindo, claro, os desenvolvedores.

Há, ainda, um grande diferencial: o GitScrum White Label (marca branca). Diferentemente de qualquer outra ferramenta de gestão de projetos, o GitScrum permite compartilhar com colegas de equipe e/ou clientes os quadros de atividades, usando domínio próprio com a logo da empresa. Como se o “sistema” fosse do cliente, sendo que não foi necessário gastar tempo e dinheiro com desenvolvimento. Exemplo? Domínio ao invés de gitscrum.com seria “suamarca.com”, então para o cliente final a GitScrum não existe, apenas o cliente que contratou a GitScrum.

Qual nosso sentimento quando recebemos um e-mail profissional de uma conta do Gmail? Ou uma conta do Hotmail? Nos passa maior profissionalismo quando vemos a marca com a qual estamos a tratar lá, certo? Freelancers, empreendedores, profissionais liberais, donos de uma agência de publicidade, ou seja qual for a ocupação do profissional, poderiam ter a marca exibida para seus clientes finais em uma interface de gestão de tarefas. Normalmente grandes empresas pagam muito em desenvolvimento para atingir esse nível de personalização em um software!

Os benefícios de usar a ferramenta não param por aí. Renato Marinho, CEO da GitScrum – Software de Gestão de Projetos Ágeis, destaca ainda outros 6 benefícios que um freelancer pode alcançar ao utilizar uma ferramenta de gestão ágil de projetos:

Criação de um ambiente colaborativoAo utilizar o GitScrum para gestão ágil de projetos, freelancers criam um ambiente colaborativo que pode ser compartilhado com outras pessoas envolvidas na entrega das tarefas, e também com os clientes.

Meritocracia
O reconhecimento pelo trabalho realizado deixa as pessoas mais motivadas e isso traz melhores resultados, baseados nas recompensas e conquistas que são alcançados.

Conceito de jogos ao trabalho (gamification)
O GitScrum cria um certo clima de game no trabalho, com competição saudável e diversão. Em um ambiente de trabalho cada vez mais exigente e ágil, conquistar esses benefícios para realizar as tarefas de maneira mais descontraída faz muita diferença no dia a dia.

Desempenho em tempo real
Com o compartilhamento dos projetos, é possível que todas as pessoas envolvidas em uma determinada etapa ou no projeto como um todo consigam visualizar o andamento das atividades. Dessa forma é possível ainda diminuir as falhas e retrabalho, pois todos conseguem ter uma visão macro de cada tarefa em tempo real.

Tomada de decisão facilitada
Os responsáveis pelas decisões conseguem visualizar de forma muito clara quais os gargalos existentes para então realizar as melhorias necessárias e dar continuidade ao projeto. A partir de gráficos e relatórios é possível tomar estas decisões com base em dados e garantir o alinhamento de todos os envolvidos.

Em resumo, o trabalho remoto não precisa ser um bicho de sete cabeças. Nem pro freelancer, nem para as empresas que desejam flexibilizar as horas de trabalho para aumentar a qualidade de vida de seus colaboradores. É possível trabalhar em equipe, no mesmo projetos, em vários projetos simultâneos até, não estando fisicamente perto.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados