Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Gestão em TI desponta como estratégia sólida para a área jurídica

Gestão em TI desponta como estratégia sólida para a área jurídica
17:00 pm ,29 de novembro de 2018

Um universo de papéis, pastas, arquivos e estantes abarrotadas parece um cenário típico de uma empresa da área jurídica. Claro, tudo tem a sua importância e cumpre função essencial nos procedimentos internos da organização e também nos processos que correm na Justiça. Mas, com as novidades em gestão de tecnologia da informação, não seria válido implantar esse tipo de recurso em um escritório de advocacia? Quais as vantagens?

São perguntas que certamente são feitas por advogados e gestores de empresas desse segmento, tendo em vista o rápido avanço das tecnologias de administração de informações, documentos e conexão. A internet, nesse sentido, emerge há alguns anos como portadora de grandes inovações em diversos segmentos de mercado, e tem muito ainda a oferecer para o mercado jurídico.

As possibilidades são muitas e variam de acordo com as peculiaridades de cada escritório e de seu perfil empreendedor, mas três fatores despontam nesse contexto, na forma de benefícios inegáveis para as empresas: segurança nos procedimentos, agilidade na comunicação e aumento do potencial de negócios.

Segurança e agilidade

Escritórios de advocacia e empresas de cunho jurídico em geral lidam com uma gama muito grande de informações, seja na forma de dados ou de documentos das mais variadas espécies. A esmagadora maioria desses dados é de cunho sigiloso, ou seja, devem ser amparados por procedimentos que evitem seu vazamento ou acesso por parte de pessoas não autorizadas.

Segundo o diretor da DBios, Dijalma dos Santos, investir em tecnologia e manter um sistema informatizado de gestão de dados auxilia nesse quesito. “Existe uma infinidade de recursos informatizados que colaboram com a segurança de dados e que atuam diretamente nas redes internas das empresas”, explica. Softwares de firewall, antivírus e de criptografia de dados estão entre esses recursos, que formam uma verdadeira barreira protetora para empresa.

A tecnologia também pode ser fundamental para empresas jurídicas em outro quesito fundamental: a agilidade nos procedimentos. Com a implantação de gestão de dados em nuvem, os colaboradores podem acessar documentos a partir de dispositivos remotos, que possuam conexões simples com a internet. Tal benefício pode ser fundamental, por exemplo, no caso de uma visita externa a um cliente em que se faça necessário acessar determinado documento.

Negócios em potencial

A despeito das restrições legais existentes quanto à inclinação para negócios e ações estratégicas de marketing para escritórios de advocacia, a implantação de sistemas de TI agrega em muito ao potencial de negócios da empresa, sem colocar em risco sua posição perante a lei.

Segundo o Gerente de TI da DBios, Henrique Ferrarese, soluções gerenciais, como gráficos, relatórios e estatísticas, podem ser obtidos de forma ágil e precisa via sistemas informatizados de gestão. “São informações de alto teor estratégico, que provêm uma visão holística da empresa, dos clientes, dos processos e ações, e auxiliam os gestores na administração dos recursos empenhados em cada um dos setores”, esclarece.

Em paralelo, há a questão da inovação tecnológica, tão em voga no mercado atual e extremamente valorizada pela ampla maioria dos players. Nesse âmbito, uma empresa de cunho jurídico pode se destacar entre as demais ao oferecer serviços via web, ganhando em agilidade e amplificando seu prestígio entre seus clientes – atuais e potenciais.

Experiência que conta

Dado o contexto, Ferrarese destaca a atuação da DBios com a Gioia e Associados Advocacia, um dos escritórios de advocacia mais tradicionais da capital paulista. “Tínhamos a missão de implantar uma solução que trouxesse agilidade e flexibilidade de acesso aos dados e documentos pelos profissionais do escritório, além de melhorar a segurança desses acessos”, relata.

O case da Gioia é mais uma das muitas evidências de que o mercado jurídico e as novas soluções de tecnologia formam uma parceria que possui grande potencial de crescimento – ambos trabalhando em conjunto para oferecer para o público o que há de melhor nos dois universos. O resultado dessa parceria pode ser conferido em nosso site.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados