Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Handmade: o consumo sustentável

Handmade: o consumo sustentável
17:12 pm ,1 de outubro de 2019

Por Henrique Kamizão

A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho. Os primeiros artesãos surgiram na Pré-História (6.000 a.C) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e a tecer fibras animais e vegetais.

O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades. Ele faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região. Além de contar histórias e proporcionar exclusividade, o handmade se lança ao verão 2020 de maneira nada discreta em forma de protesto a favor do consumo sustentável, afinal a moda consegue atingir todas as tribos.

Não só as grandes grifes espalhadas pelo mundo, mas as brasileiras estão dando oportunidade que essa riqueza cultural permaneça em alta no cenário fashion revelando talentos e mantendo as tradições de povos anônimos.

Para o verão 2020 teremos tramas bem conhecidas que nunca saíram do universo fashion, mas como em forma de protesto assume lugar de destaque nos dias atuais. São elas: renda, rede, tricot, crochê e etc.

Já que estou falando da estação mais aguardada pelos brasileiros, é nesse período que as mulheres colocam em jogo seus looks mais frescos e estilosos. Frescor, leveza e estilo, é claro que eu estou falando dos vestidos de renda, uma das peças desejo do verão. Se tratando de uma trama romântica e delicada, o vestido de renda, além de super versátil, é o que facilita na hora de compor o look, afinal é uma peça só. Seja ele curto, longo, mullet ou até mesmo midi, é certeza que as mulheres irão arrasar nos dias iluminados de verão. Para os acessórios, aconselho peças mais delicadas para manter o romantismo da trama.

Rede. Uma trama ampla e de característica fashionista antes muito usada como saída de praia, agora ganhou seu espaço no street syle. Vista nos desfiles como sobreposição, a rede deixa as produções modernas e fashionistas. Vale lembrar que não é uma trama para ser usada sozinha e sim como terceira peça no look. Com seu aspecto bem artesanal, é uma ótima pedida para as produções diurnas. Abuse nos acessórios e o sucesso do look estará garantido.

Tricot. Elegante, aconchegante e quentinho, são as principais definições para a trama em questão. Causando estranheza as seguidoras de tendências, o tricot rompe barreiras e chega ao verão 2020 em grande estilo.

Será que essa moda pega? Sem dúvidas! Engajadas no consumo sustentável, grifes apostaram em fios de materiais alternativos para diminuir a intensidade do calor da trama.

A escolha das peças é muito importante para arrasar nos dias de altas temperaturas. Como citei, os vestidos são os queridinhos do momento, para isso os cuidados são simples: cores leves, tramas mais abertas e com alças finas, vale apostar também em t-shirt, saias e até mesmo nos shorts em tricot.

Caso não tenha conseguido lhe convencer a dica é usar a trama apenas nos detalhes. Os acessórios ficarão por conta da imaginação, mas lembre-se, o menos é mais sempre.

Crochê. Calor pede roupas leves e refrescantes, que são a principal inspiração para as peças em crochê. Já faz alguns anos que o crochê não sai mais de cena nas passarelas. A cada temporada, essa técnica artesanal se renova, com cores e modelagens bem moderninhas. Para o Verão 2020, os destaques são modelagens assimétricas, cores vibrantes e muitos pontos florais.

Entre todas as tramas e peças que citei e outras que não coloquei em destaque, vale ressaltar que a bolsa de handmade é peça mais desejada para o verão 2020. Estou falando de um acessório que tem a capacidade de imprimir a personalidade de cada usuário, além de ser um pertence muito particular de cada pessoa.

A escolha pela primeira ou de mais uma para o closet nunca foi e nunca será uma tarefa fácil, afinal devemos levar em consideração, tamanho, cor funcionalidade e estilo. Claro que estou falando de verão sem rótulos e democrático. Existem uma infinidade de modelos, além da vibe handmade, vou citar alguns dos modelos mais vistos nas passarelas, são elas: micro bag, bolsa de palha, round bag, bucket bag e as max bag. Escolha a sua favorita e arrase.

Não aceite regras, na moda você pode ser quem você quiser ser.

Confira algumas fotos de exemplo do Handmade:

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados