Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Home Bar – monte seu próprio bar em casa

Home Bar – monte seu próprio bar em casa
16:00 pm ,20 de julho de 2018

por Eduardo Fráguas

Olá, sejam bem vindos a minha coluna no Perfil WE. Meu nome é Eduardo e a partir dessa semana me conecto a vocês para trazer dicas sobre eventos, drinks e coquetéis para deixar seu final de semana mais prazeroso. Antes de começarmos, vou apresentar os principais utensílios que precisaremos para as próximas semanas.

No dia a dia como mixologista para preparar diversos drinks, você precisa de uma séria de ferramentas e equipamentos, muitas vezes mais do que você pensa, porém apresentarei as principais para fazer as receitas. Preparamos uma lista de itens de bar e nomenclaturas para você se aventurar na “vida de bartender”.

a1

Coqueteleira Tradicional – Ela é composta por 3 peças, um copo maior para colocar os ingredientes, uma tampa com filtro de coagem e por fim uma tampa menor para fechar o filtro, dependendo da marca essa tampa menos pode ser usada como dosador também. Você encontra no mercado essa coqueteleira de alumínio, vidro ou acrílico (se for comprar uma prefira a de alumino, pois é mais resistente e tem maior durabilidade). Ela serve para misturar e gelar o drink, também possibilita a coagem do coquetel. Possui um visual clássico e é a mais popular das coqueteleiras, porém é necessária mais habilidade para abrir em relação aos outros modelos de coqueteleira.

Coqueteleira de Boston – Apesar de pouco conhecida é a mais indicada para preparação de drinks. Seu corpo é formado por dois copos, de diferentes tamanhos. Sua utilidade é bater e preparar o drink em um dos copos e após sua união, bater o coquetel sob pressão. Esse modelo de coqueteleira é o mais indicado para a prática do Flair (malabarismo enquanto prepara dos drinks).

Pá de Gelo – Sua utilidade é manusear o gelo em maior quantidade e de maneira mais ágil. Existem variados tamanhos, os menores servem como medida para 1 drink, mas também existem pás maiores que são utilizadas em máquinas de gelo ou para encher cubas grandes.

a2

Biqueira – A biqueira é colocada na boca da garrafa para direcionar o líquido no copo permitindo a contagem da dose sem precisar de dosador. Existem variados modelos de inox (profissional), plástico, plástico cromado, com tampa, sem tampa, direcionadora, dosadora.

Dosador – Ele é utilizado para medir de maneira precisa as bebidas que serão utilizadas nos coquetéis. O Mais utilizado é o 50/25, isto é, de um lado uma dose o no outro lado meia dose, existem diversos formatos e combinações.

Colher Bailarina – Criada para misturar drinks montados, alguns modelos também são utilizados como medida de colher de açúcar. Existem muitos tipos de colheres, com cumbucas de diversos tamanhos, comprimentos diferenciados, corpo em espiral e também com vários tipos de pontas.

a3

Store and Pour – Garrafa apropriada para armazenar xaropes, sucos e outros componentes líquidos. É composta por três partes, corpo, bico e uma tampa que permite o lacre da garrafa para armazená-la após o uso. Existem tamanhos variados, de 500ml até 2 Litros.

Service Mat – Ao preparar um coquetel é provável que caia um pouco da bebida fora do copo ou até mesmo com o suor da coqueteleira. O Service Mat é um tapete que retém todo líquido excedente do preparo do drink. Ele é a base de trabalho na montagem da estação de um bartender, nele você apoia todos os demais utensílios de maneira higiênica.

Macerador – Em uma diversidade de preparações é necessário a utilização de frutas. O macerador possibilita extrair o suco de frutas ou ervas, pode-se fazer isto em um copo ou na coqueteleira. Não compre maceradores de madeira, eles retém sujeira, podem contaminar seu drink ou até mesmo atrapalhar no sabor final da bebida. Dê preferência para maceradores em plástico ou inox.

Vejam algumas montagens de estações de bar em eventos que realizamos.

f1

f2

f3

Sobre
28 anos, natural de Lavras, empresário e mestre em gestão estratégica e modelo de negócios pela UFLA. Morou em Nova Iorque em 2012 e 2013 onde ampliou sua paixão por gastronomia e mixologia (é arte de misturar bebidas e formular coquetéis respeitando o limite de equilíbrio dos componentes). Após retornar para o Brasil realizou um curso de mixologia profissional para atuar neste mercado. Atualmente é sócio da OCTO Produções e Eventos, empresa na qual está no comando há três anos buscando inovações para o mercado de eventos, sempre garantindo sofisticação, qualidade e confiança a seus clientes. A OCTO atua em todo sul de minas e campo das vertentes.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados