Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Mantiqueira de Minas realiza seu 3º Concurso de Qualidade do Café

Mantiqueira de Minas realiza seu 3º Concurso de Qualidade do Café
15:02 pm ,14 de setembro de 2016

No dia 16 de Setembro de 2016, em Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas, serão conhecidos os lotes vencedores do 3º Concurso de Qualidade no Café da Mantiqueira de Minas, evento anual que visa promover a excelência nos cafés da região e também levar reconhecimento aos produtores.

O concurso é resultado de uma parceria da Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira (Aprocam) com o Sebrae Minas e tem o objetivo de promover a qualidade do café produzido pelos cooperados da Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde (Cocarive), Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí (Cooperrita) e Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí (Coopervass) junto aos mercados nacional e internacional.

A Mantiqueira de Minas é uma região composta em sua maioria por pequenos produtores, refletindo uma tradição secular na produção de cafés raros e surpreendentes, sendo também uma das mais premiadas do Brasil.

A excepcional qualidade dos grãos reflete as características de um terroir único e privilegiado, sendo disputada por torrefadores e cafeterias de todo o mundo. O concurso trará 120 amostras que configuram os melhores cafés da região, nas categorias cereja descascado e natural.

As amostras serão avaliadas de acordo com a metodologia de análise sensorial desenvolvida pela SCAA (Specialty Coffee Association of America). Todo o processo de avaliação será conduzido por juízes Q-Grader (avaliadores de Qualidade), sob a coordenação dos degustadores da Cocarive, Cooperrita e da Coopervass. Esta edição contará, pela primeira vez, com a participação de 02 juízes internacionais, convidados pela organização do evento. Serão selecionadas 10 amostras de cada categoria, que terão 04 apresentações em eventos nos Estados Unidos, em parceria com a JC Importers.

Os lotes adquiridos na região da Mantiqueira de Minas, poderão através da tecnologia em QR Code ser rastreados pelos torrefadores, constando todas as informações referentes ao lote, unindo as pontas da cadeia produtiva, permitindo assim uma aproximação entre produtor e consumidor.

Desde 2010, o Sebrae Minas desenvolve juntamente com a região da Mantiqueira de Minas, o projeto Internacionalização do Café da Mantiqueira, composto de estratégias de divulgação e promoção da região, entre as quais o concurso de qualidade do café. “A região é rica na produção de cafés especiais e o Sebrae Minas busca capacitar e incentivar os agricultores a desenvolverem um produto de padrão internacional”, afirma o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Juliano Cornélio.

Para Antônio José Junqueira Villela, presidente da Aprocam (Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira de Minas), “o concurso faz parte de um conjunto de iniciativas da região para promover a contínua evolução da nossa cafeicultura, gerando reconhecimento e oportunidades de negócios para os produtores. Por sua vez, nosso Selo de Origem e Qualidade Garantida garante aos compradores um produto exclusivo, que foi produzido dentro da área demarcada e seguindo regras criadas para destacar as características sensoriais (cheiro e sabor) somente encontradas nos cafés da Mantiqueira de Minas. Esse selo é uma poderosa ferramenta que o produtor pode utilizar para diferenciar seu café e agregar valor a sua marca”.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados