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Marketing Online ou Offline: Qual o melhor para seu negócio?

Marketing Online ou Offline: Qual o melhor para seu negócio?
14:00 pm ,30 de novembro de 2017

por Leonardo Simões

O marketing do seu negócio é como uma equação com dois lados: um está transmitindo o valor da sua empresa e o outro está atingindo várias pessoas com a sua mensagem, mas caso seja um público que não precise do seu serviço, eles não virão até sua empresa e por consequência você não irá obter resultados em vendas e nem aumentará sua cartela de clientes. Porém, se você já encontrou o seu público-alvo, mas não sabe como comunicar sua mensagem efetivamente, eles não irão se envolver com a sua marca.

Alcançar as pessoas certas do jeito certo pode ser um desafio e pode não exigir apenas um conjunto de circunstâncias. Ao invés de tentar identificar exatamente uma abordagem, é melhor combinar algumas iniciativas que podem trabalhar juntas e criar oportunidades para as circunstâncias corretas ocorrerem. Para equilibrar a equação de marketing de sua empresa, você provavelmente precisará de uma combinação de estratégias de marketing online e offline.

Esses dois tipos de estratégias funcionam em direção ao mesmo objetivo: aumentar o reconhecimento sobre seus produtos e serviços, nutrir seu relacionamento com clientes atuais e potenciais, e aumentar o seu negócio. O que os torna diferentes um do outro é a forma como eles se conectam com o público-alvo. Eles usam diferentes canais de comunicação, atraem diferentes mentalidades e são realizados em diferentes contextos.

As atividades de marketing online incluem: E-mails Marketing, Redes Sociais, Blogs, Campanhas Digitais, Landing Pages, Links Patrocinados e muito mais. Já as atividades de marketing offline incluem: Anúncios de Jornal, Anúncios de Revista, Flyers, Outdoors, Eventos, Feiras Comerciais, etc.

Para qualquer atividade de marketing ou objetivo de negócios, existem estratégias online e offline para alcançá-lo. Se você deseja atender o seu público e aumentar a sua interação com o target, pode fazê-lo online por meio de um grupo do Facebook ou do WhatsApp ou offline por meio de um evento por exemplo.

Embora as atividades de marketing offline e online sejam diferentes, elas se sobrepõem em seus benefícios e são capazes de se apoiar mutuamente em seus objetivos.

Quando se trata de métodos de marketing online e offline, não significa necessariamente que um seja melhor que o outro. Seu site e e-mail podem ajudá-lo a permanecer conectado com clientes existentes e potenciais, e suas mídias sociais e blog podem aumentar o engajamento com seu público-alvo e o reconhecimento da marca. No entanto, ainda há muito a ganhar com atividades de marketing offline, especialmente para pequenas empresas. Os anúncios de jornal, folhetos, cartões postais, feiras e eventos, atualmente ainda são todos efetivos no crescimento de uma pequena empresa.

Ao integrar suas atividades de marketing online com a offline, você pode aumentar a relação com os clientes por mais tempo e oferecer uma experiência mais robusta do seu negócio.

Por que você deve integrar o marketing offline e online?

1. Consistência de Marketing

A primeira razão pela qual você deve integrar seus esforços offline e online é porque um dos principais fundamentos de um plano de marketing é a consistência. Enquanto você tem diferentes objetivos de negócios e diferentes atividades de marketing para alcançá-los, a mensagem central em torno de sua marca, o valor da sua empresa e os produtos / serviços que você fornece sempre devem ser os mesmos. Ao combinar seus esforços de marketing offline e online, você não os vê separadamente, mas sim um em relação com o outro. Isso permite que você tenha a certeza de que eles são semelhantes entre si e ambos estão alinhados com a mensagem geral.

2. Marketing mais forte

Uma segunda razão pela qual você deve integrar os esforços de marketing offline e online é que eles se fortalecem mutuamente. Ao usar um canal para promover o outro, você aumenta a eficácia de cada canal, proporcionando uma experiência contínua para seu público-alvo. Esta experiência positiva os manterá mais envolvidos com o seu negócio e um envolvimento mais longo geralmente leva a potenciais clientes.

3. Maior alcance
Uma última razão pela qual você deve integrar suas atividades de marketing offline e online é porque você pode expandir o seu alcance. Ao compartilhar algo online, seja através de redes sociais ou e-mails, você pode alcançar mais do que apenas as pessoas que visitam sua loja ou vivem perto dela. No entanto, expandir seu alcance nem sempre significa obter mais pessoas. Isso também pode significar melhorar as pessoas, ou seja, as pessoas mais adequadas para o seu negócio, que provavelmente se tornem clientes ou defensores da sua marca.

Embora o marketing digital esteja em ascensão, as atividades de marketing offline ainda são importantes e eficazes para o seu negócio. Ao mesmo tempo, algumas das atividades de marketing offline eficientes que funcionaram no passado podem perder força, a menos que você incorpore um elemento online para elas. Ao combinar suas estratégias de marketing online e offline, você certamente maximizará a eficácia de suas atividades.

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