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Mercado de franquias cresce 7,6% no 1º trimestre de 2016

Mercado de franquias cresce 7,6% no 1º trimestre de 2016
14:00 pm ,15 de junho de 2016

A ABF – Associação Brasileira de Franchising apurou um crescimento nominal de 7,6% na receita do setor no 1º trimestre deste ano comparado ao mesmo período de 2015. O faturamento de R$ 31,331 bilhões subiu para R$ 33,709 bilhões. Fatores como o aumento de custos, a retração do mercado consumidor e a escassez de crédito impactaram o setor, que rapidamente reagiu para preservar seu faturamento.

“O franchising é um setor que aplica indicadores de desempenho e os acompanha constantemente, tomando medidas para preservar sua operação. E foi isso o que ocorreu no primeiro trimestre. Frente a um cenário dos mais desafiadores, as redes buscaram alternativas, das quais destacamos promoções, campanhas de incentivo, revisão de mix de produtos, renegociação com fornecedores, identificação de novos mercados e até o desenvolvimento de novos modelos de negócios”, afirma a presidente da ABF, Cristina Franco. Ainda segundo a presidente, o ticket médio do franchising se adequa melhor ao bolso do brasileiro, especialmente em um período de restrição orçamentária.

O setor registrou um índice de expansão de 2,9% em unidades de franquia em relação ao ano de 2015, totalizando 141.254 unidades. A variação do número de unidades no período representou um incremento de 2.911 novas operações de franchising no Brasil. Ainda de acordo com o levantamento, 108 novas marcas ingressaram no franchising brasileiro neste primeiro trimestre do ano, elevando o total de 3.073 apurado no ano passado para 3.181 redes em março de 2016. “Mesmo que de forma mais conservadora, notamos que as redes mantêm seus planos de expansão, buscando, inclusive, mercados menos explorados e pontos comerciais em melhores condições. Também notamos um crescente interesse por modelos mais compactos ou que demandam menor investimento inicial”, afirma Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF. “Por outro lado, grandes marcas, nacionais e internacionais, continuam a adotar o franchising como um meio de expandir seus negócios de forma mais rápida, segura e com menor necessidade de capital próprio no Brasil”, completa.

ABF FRANCHISING EXPO
Essas tendências e oportunidades poderão ser conferidas em primeira mão na ABF Franchising Expo, maior feira do setor no Brasil que ocorre de 15 a 18 de junho no Expo Center Norte. Serão mais de 400 marcas expositoras com opções de investimento inicial a partir de R$ 10 mil até mais de R$ 1 milhão, de segmentos variados como Alimentação, Educação, Calçados e Acessórios, Casa e Construção, Saúde, Beleza e Lazer, Vestuário, Lavanderia, Limpeza e Conservação, Conveniência e os mais variados Serviços.
“Tradicionalmente, é na feira que as redes apresentam novos formatos, condições comerciais mais atrativas e novos produtos e serviços, dentre outras inovações. Em um cenário desafiador, acreditamos que o mercado irá intensificar ainda mais este movimento, a fim de manter sua atratividade e resultado. Versões mais compactas, novos nichos e movimentos de internacionalização estão dentre as novidades que aguardamos”, afirma Juarez Leão, diretor de treinamentos e eventos da ABF.

SERVIÇO
25ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Horário de Funcionamento: de 15 a 18 de junho – 3ª a 6ª-feira, das 13h às 21h (sábado, das 11h30 às 18h30)
Preço do Ingresso Antecipado: R$ 60,00 – válido para todos os dias
Preço do Ingresso durante a realização do evento (online e na bilheteria local): R$ 70,00 – válido para todos os dias.

Metodologia
Envolvendo o mercado como um todo, inclusive não associados, os números do desempenho do setor de franchising são apurados em pesquisa por amostragem, cruzados com levantamentos feitos por entidades representantes de setores correlatos ao sistema de franquias – tais como ABRASCE E SBVC – órgãos de governo como o IBGE e CNC, instituições parceiras como SEBRAE e instituições de ensino como ESPM e Fundação Dom Cabral. Auditados por empresa independente, os dados divulgados pela ABF são referência para órgãos governamentais de diversas esferas, entidades internacionais do franchising, como World Franchise Council (WFC), Federação Ibero-americana de Franquias (FIAF) e instituições financeiras.

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