Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Minuto Perfil WE: A moda Gypsy

Minuto Perfil WE: A moda Gypsy
15:00 pm ,22 de abril de 2016

Por Alessandra Espanha

Os que viveram a década de 70 e 80 lembram muito bem da moda cigana. “Salve Salve” Yves Saint Laurent que desfilou em janeiro de 71 uma coleção de alta-costura que parou a França: “Liberação” ou “Quarenta“, como foi chamada, por ter sido inspirada nos anos 40, década que foi palco da 2ª Guerra Mundial, sua coleção foi altamente criticada pela imprensa.

Até os anos 60 os ciganos eram esquecidos, mas os hippies pegaram um pouco das suas características e gritaram por liberdade, paz e amor. Em seguida, Yves Saint Laurent fez sua versão luxuosa e chamou de Bohemian (era como os franceses chamavam os ciganos – uma coisa meio “vagabundo”). Hoje isso virou um estilo definido chamado boho.

Hoje ousa-se e abusa-se do estilo. Decote ombro a ombro, saias longas e rodadas, franjados, estampas indianas e muitos acessórios. A nova cigana deixa o estilo “hippie” de lado e sobe no salto com ares de elegância e sofisticação.

Eles ainda são discriminados, mas a moda sempre celebra e homenageia as diferentes culturas que existem. Esse povo de espírito livre não tem uma tradição forte e nem sua história escrita, apenas o sentimento de pertencer ao mundo e à sua família, acima de tudo. Sem muitas leis, sem passado e nem futuro, apenas o presente. Mas sempre sensuais, misteriosas e confiantes, as ciganas podem nos ensinar a encarar a moda com mais liberdade e menos regras.

Quer usar colar, pulseira, anel, brinco, bracelete, tornozeleira ao mesmo tempo? Vai com tudo! Mas antes de sair usando a tendência, cuidado para não incorporar a Sandra Rosa Madalena. Para manter o seu estilo a palavra-chave é equilíbrio. A moda gypsy usa-se poucas peças, mas todas sempre com muita “presença”, adereços e detalhes. E muito ouro, já que é bonito, enfeita, e não perde o valor, além de ser aceito em qualquer nação. Aliás, uma característica forte dos acessórios ciganos são as jóias feitas de moedas (amo!)

A loja Salve Salve apresenta peças da coleção FARM que remetem ao universo cigano, veja os looks na galeria abaixo:

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados