Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Mito ou verdade: poupança é o investimento mais seguro?

Mito ou verdade: poupança é o investimento mais seguro?
14:00 pm ,16 de novembro de 2016

Em meio a uma crise financeira que tem aumentado o custo de vida e diminuído a renda e o número de empregos, a caderneta de poupança – forma mais tradicional de investir – está deixando de ser uma opção popular. Isso se deve, em muito, à taxa básica de juros (SELIC), que está hoje em 14% ao ano.

Embora 70% dos brasileiros possuam poupança, segundo pesquisa do SPC Brasil , outro estudo realizado sobre este tipo de investimento demonstrou que cada vez mais pessoas estão buscando alternativas mais rentáveis devido ao atual cenário de crise econômica. De acordo com o informado pelo Banco Central em julho deste ano, as retiradas de valores das poupanças superou o número de depósitos em R$ 42, 6 bilhões. Estes dois fatos demonstram o que muitos brasileiros provavelmente têm se perguntado nos últimos tempos: a poupança é um bom investimento?

“A poupança é um péssimo investimento, pois possui baixa rentabilidade e existem opções com risco menor e rentabilidade maior, como os títulos públicos, por exemplo”, afirma Tiago Guedes, dono da empresa de consultoria Investidor Rico . “Muitos acreditam que é o investimento mais seguro, mas isso é um mito”, defende o especialista.

Investindo com pouco

Para Guedes, “mesmo que tenham isenção de IR, liquidez imediata e fácil acesso, a poupança ainda é um investimento ruim, pois existem opções mais rentáveis, seguras, com rentabilidade diária e que não apenas remuneram apenas a cada 30 dias”.

A opção recomendada pelo especialista é o investimento em títulos públicos, ativos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional para financiar a dívida pública nacional. “São mais seguros e rendem mais”, diz Guedes.

Considerados um dos investimentos mais seguros no Brasil por serem garantidos pelo Tesouro Nacional, os títulos públicos oferecem diferentes tipos de rentabilidade e prazos de vencimento. Existem investimentos iniciais de R$ 30 e toda a negociação dos títulos é realizada pela internet, em um programa do Tesouro em parceria com a BMF&Bovespa .

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados