Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Mulheres: 5 dicas para uma carreira de sucesso

Mulheres: 5 dicas para uma carreira de sucesso
11:00 am ,23 de outubro de 2017

Por: Priscila Castanho, diretora de Employee Success da Salesforce para América Latina

Encontre um mentor (ou mentora) e então continue procurando
Encontrar alguém em quem se espelhar é muito importante no início de sua carreira, mas é preciso continuar procurando novos mentores por toda a vida.

Ser uma grande líder implica também em se comprometer a ser uma eterna aprendiz, e tanto ser quanto ter um mentor ou mentora é uma experiência que pode mudar sua vida. Nunca pare de aprender – e esteja sempre disposta a ter suas ideias questionadas, pois esse é o caminho para mudar e melhorar.

Foque na visão do negócio e amplie suas conexões
Compreenda de forma profunda o negócio da sua empresa. Informe-se sobre as tendências que impactam a sua área, mudanças econômicas e relações políticas que possam influenciar o mercado em que você atua. Ser reconhecida como uma “trusted partner”, que entende do negócio, e que propõe e ajuda a executar mudanças que favorecem a organização e trazem resultados, facilita promoções e possibilita à profissional navegar em diversas áreas da empresa ao dar suporte estratégico ao business.

Desta forma, você não limitará suas conexões. Não pense que porque você quer ser gerente de Marketing, por exemplo, precisa se relacionar apenas com profissionais dessa área. Muito pelo contrário: é bom se inteirar do trabalho dos mais diversos departamentos, inclusive os técnicos e o financeiro. Mantenha contato com um grupo de profissionais de fora da sua empresa e use as dicas e experiências de trabalho deles para evoluir na carreira.

Expandir seus contatos é um bom conselho para qualquer profissional, mas é especialmente importante para as mulheres, pois, convenhamos, nossa jornada costuma ser muito mais desafiadora.

A maneira como você lida com os desafios diz muito sobre você
É fato que cedo ou tarde você irá se deparar com algum problema na carreira, e o seu sucesso é determinado pela forma como você irá lidar com essas dificuldades.

O segredo é se lembrar que qualquer desafio é uma oportunidade, uma chance de mostrar do que você é capaz, resolver o problema e se posicionar como uma verdadeira líder, ajudando e inspirando a equipe.

Jamais aceite os limites impostos
Não aceite que as pessoas te imponham limites e não se autossabote com pensamentos como “computação é uma área restrita aos homens, então nem vou perder tempo tentando aprender isso” ou “nem adianta me candidatar para a diretoria, pois mulher nunca passa da gerência nessa empresa”.

Além de eliminar barreiras organizacionais que impedem as mulheres de chegar ao topo nas empresas, é preciso destruir a cultura machista que está impregnada na sociedade. Isso significa que é preciso encorajar cada vez mais as mulheres e meninas a se interessarem e aprenderem programação, processos e habilidades técnicas para que não haja mais profissões ou departamentos prioritariamente masculinos.

Abra caminho para as próximas gerações
Embora a nossa sociedade já tenha percorrido um longo caminho, com cada vez mais empresas se engajando contra a discriminação de gênero e as diferenças salariais, ainda há muito a fazer. A igualdade de gênero deve se tornar uma não-questão. Nossas filhas e filhos devem ver o outro gênero como igualmente capaz de fazer qualquer coisa – e ficar constrangidos em saber que, num passado não tão distante, as mulheres não tinham as mesmas oportunidades que os homens na carreira.

Participe, aconselhe as outras profissionais, tenha orgulho de suas realizações e abra caminho para as próximas gerações de mulheres de sucesso!

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados