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Mulheres e homens: Quem vende mais?

Mulheres e homens: Quem vende mais?
14:00 pm ,5 de março de 2019

Ao analisarmos os gêneros como profissionais de venda, as mulheres, geralmente, são mais eficazes que os homens, o fato se dá por características intrínsecas que estão presentes no comportamento feminino.

– Atenção aos detalhes: As mulheres costumam dedicar mais atenção no momento da venda e isso auxilia na forma que irão lidar com os diferentes perfis de clientes.

– Saber escutar: Ouvir é uma condição básica nas vendas, é no momento do atendimento que o cliente exprime seus anseios e estar profissionalmente preparado para ouvi-lo significa dar importância ao que ele busca.

– Visão periférica: Os homens possuem uma visão de mira e focada em um único ponto. As mulheres possuem a visão periférica mais desenvolvida que os homens e para as vendas é crucial. Por exemplo, em um ambiente com mais pessoas como eventos, as mulheres são capazes de identificar possíveis clientes com mais facilidade.

No entanto, por serem características intrínsecas, elas podem variar entre as pessoas. Alguns homens podem ter mais aptidão do que algumas mulheres e vice-versa, tudo depende do meio em que foram criados e se o desenvolvimento dessas habilidades foram estimulados em algum momento.

Na obra “A Incrível Ciência das Vendas”, publicada pela Editora Leader, o autor Luiz Gaziri ensina maneiras eficientes para que os gestores saibam contratar vendedores e aponta falhas comuns na hora de avaliar as habilidades do candidato. Mostra, principalmente, que sucesso da venda não necessáriamente vem da experiência e conhecimento do produto, mas sim é necessário avaliar o estilo de introversão x extroversão, o estilo explanatório (pessimista ou otimista) e o perfil do vendedor quanto as características citadas acima.

Introversão x extroversão: estudos mostram a necessidade do profissional de vendas ter um medidor, nem todo cliente gosta daquele vendedor falante, que sorri o tempo todo e demonstra muita alegria. As vezes ele só quer saber tecnicamente do produto e quais as vantagens de compras.

Explanatório (pessimista ou otimista): forma como o vendedor encara as situações, o otimismo alavanca a vontade de vendas e, claro, acaba convertido em ótimos resultados.

Sobre o autor: Baseado em comprovações científicas de universidades como Harvard, Stanford e Wharton, Luiz Gaziri apresenta realidades surpreendentes e pouco conhecidas nas áreas de Vendas, Gestão de Pessoas, Liderança, Felicidade e Motivação. Gaziri é autor, instrutor de treinamentos, consultor e professor na FAE Business School e na PUC-PR, em Curitiba/PR. Possui MBAs pela Baldwin-Wallace University (Cleveland, EUA) e também pela FAE Business School (Curitiba, Brasil). Estudou Administração de Empresas na FAE Business School e Liderança na London Business School (Londres, Inglaterra). Trabalhou por quase 20 anos como executivo em empresas dos mais variados segmentos e portes.

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