Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Natal e Black Friday estimularam saldo positivo de emprego em Minas Gerais

Natal e Black Friday estimularam saldo positivo de emprego em Minas Gerais
11:00 am ,30 de novembro de 2018

As Micro e Pequenas Empresas (MPE) mineiras contrataram mais que demitiram no mês de outubro. De acordo com o levantamento do Sebrae, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o saldo de emprego gerado pelas MPE em Minas Gerais foi de 3.157 vagas. Um dos fatores que podem ter contribuído para o resultado positivo foram as contratações temporárias para datas festivas como o Natal e a Black Friday, feitas principalmente pelos os setores de comércio e serviços.

Em Minas Gerais, durante todo o mês, as MPE registraram 95.023 admissões contra 91.866 desligamentos. Juntos, os setores de comércio e serviços somaram um saldo de 6.220 postos de trabalho. “Os setores de comércio e serviços se destacam na geração de empregos nos últimos meses do ano. Esse é um comportamento decorre da necessidade de atender o grande fluxo de consumidores”, justifica a assistente do Sebrae Minas Gabriela Martinez.

Também seguiram o mesmo ritmo, as MPE ligadas aos setores da construção civil e da indústria de transformação, que tiveram os saldos respectivos de 2.302 vagas e 1.040 vagas.

O resultado no período só não foi melhor devido ao saldo negativo de -3.398 vagas, obtido pelas MPE da agropecuária, extração vegetal, caça e pesca. “O período de entressafra foi um dos motivos do desempenho ruim obtido pelo setor”, explica Martinez.

As atividades com os melhores saldos de emprego em outubro foram: servente de obras (1.398 vagas), vendedor de comércio varejista (909 vagas), repositor de mercadorias (424 vagas), assistente administrativo, (406 vagas) e auxiliar de escritório (402 vagas).

Em relação as regionais, as MPE do Centro do estado (4483 vagas) e Rio Doce e Vale do Aço (1.040 vagas) foram as que tiveram os melhores saldos de emprego. Triângulo e Alto Paranaíba foi a de pior saldo gerado pelas MPE no período (-1.467 vagas).

Já as cinco cidades mineiras em que as MPE contrataram mais de demitiram foram: Belo Horizonte (2.198 vagas), Contagem (569 vagas), Uberlândia (547 vagas), Ipatinga (358 vagas) e Ubá (251 vagas).

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados