Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Nutrientes importantes na terceira idade

Nutrientes importantes na terceira idade
11:00 am ,1 de janeiro de 2019

De 1940 até os dias de hoje, houve um aumento de mais de 30,3 anos na expectativa de vida da população mundial. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente a expectativa de vida da população brasileira é de 75,8 anos, sendo que as mulheres vivem, em média, 79,4 anos e os homens, 72,9 anos.

Com o processo de envelhecimento vem também algumas doenças que são mais comuns nessas idades, algumas delas são: hipertensão arterial, diabetes, câncer, patologias cardiovasculares, entre outras. Segundo a Doutora Márcia Simões Kornin, que comanda a Eden Clinic em Curitiba, uma das alterações que também acometem essas pessoas é a perda de massa magra (musculatura), também conhecida como sarcopenia. “Para evitar essa condição podemos utilizar a suplementação como apoio, como por exemplo a proteína em pó, que também é conhecida como whey protein (origem leite) ou beef protein (origem carne). Com o passar do tempo a capacidade de metabolização e absorção desse nutriente diminui. Geralmente o hábito alimentar do idoso é mais voltado para os carboidratos (pães, bolachas, arroz, macarrão), ou seja, é uma ótima estratégia para repor esse nutriente, uma vez que é de rápido preparo e boa absorção.”

A sarcopenia se inicia aos 30 anos e é comum após os 50 anos de idade, período que há maior redução da quantidade e tamanho das fibras que formam os músculos. Os principais sintomas desta situação incluem perda da força, do equilíbrio e do desempenho físico para realizar atividades simples como caminhar, subir escadas ou se levantar da cama. “Apesar da sarcopenia fazer parte do processo de envelhecimento, basicamente é causada pela perda ou diminuição de alguns nutrientes e pode ser evitada ou atenuada com as estratégias corretas. A diminuição da Vitamina D está associada à saúde do tecido ósseo. Os níveis corretos de vitamina D previnem além da sarcopenia também a osteoporose. A creatina tem como principal função o fornecimento rápido de energia durante a contração muscular e atua também no aumento de força e da hipertrofia muscular,” afirma a Médica.

Cuidar da saúde é importantíssimo, e não precisa cuidar apenas depois de ter entrado na terceira idade e/ou apresentar indícios de que está com algum problema de saúde. Ainda de acordo com pesquisas, mulheres são as que mais cuidam da saúde, por isso a expectativa de vida feminina é bem maior do que a masculina. Independente do gênero ou idade, praticar exercícios físicos, cuidar da alimentação e fazer um acompanhamento médico é essencial na previsão de doenças.
Serviço: Eden Clinic

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados