Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

O consumo de água faz diferença para sua saúde bucal

O consumo de água faz diferença para sua saúde bucal
14:00 pm ,27 de setembro de 2018

Eliminamos muita água durante o dia, seja por meio da urina, do suor e em outras atividades do nosso organismo, por isso precisamos nos manter sempre hidratados. A água é muito importante para a saúde e o bom funcionamento do nosso corpo, inclusive da boca. O consumo é fundamental para a saúde e também beleza do seu sorriso! Então vale apostar em uma garrafinha ou copo para consumi-la durante o dia – não só quando fizer exercícios ou sentir muita sede. Entenda a importância desse hábito, e como ele pode prevenir contra doenças bucais, com a estomatologista Liana França.

Importância de consumir água e quantos litros você deve beber por dia
O nosso corpo é composto por mais de 50% de água, o que pode variar de acordo com a idade da pessoa. Por isso, é fundamental que ele seja abastecido diariamente para que todas as suas funções atuem de forma adequada. “Em média, 2 litros de água é a dose diária necessária”, afirma a profissional.

De que maneira o consumo de água influencia na saúde bucal?
A nossa saliva é formada por 95% de água, e aí está a principal importância de se manter hidratado para a saúde bucal. A saliva atua na limpeza dos dentes e na manutenção do pH bucal. “Quando a quantidade de saliva é menor do que o normal, pode haver uma maior probabilidade de aparecer doenças bucais como a cárie, a doença periodontal e o sapinho, nome dado para a candidose”, explica ela.

Beber água pode prevenir problemas bucais
“A saliva em quantidades normais é de fundamental importância para prevenir problemas bucais”, esclarece Liana. Entre eles, está inclusive a cárie, já que ela contribui para diminuir a acidez da região bucal. Para que a saliva esteja presente na quantidade ideal, o hábito de consumir água e se manter sempre hidratado é muito importante nessa prevenção!

Se a quantidade ideal de água não for consumida, quais problemas podem surgir?
Quando a quantidade ideal de água não é consumida, problemas como boca seca, ou hipossialia, são comuns. “Com a boca seca, outros problemas podem surgir, como dificuldade de fonação, mastigação e deglutição, perda do paladar e doenças bucais como cárie e gengivite”, lista a profissional. Além disso, a saliva também possui uma enzima que auxilia na digestão de determinados alimentos, como os ricos em amidos, o que fica prejudicado com a ocorrência da hipossialia.

Consulte seu dentista e lembre-se, a prevenção é a melhor forma de tratar qualquer coisa. Este texto é uma recomendação da Dra. Juliana Comunian. Agende uma consulta:

Dra. Juliana Comunian
(35) 3221-6897
Rua Alberto Cabre, 63, Vila Pinto – Varginha/MG

Fonte: Sorrisologia

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados