Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

O poder das mulheres de mudar o mundo

17:00 pm ,8 de março de 2016

da Redação

Todos os anos, no dia 08 de março, aumenta o movimento nas floriculturas e bombonieres – pelo menos no Brasil. Grande parte das mulheres, no entanto, ficariam mais gratas se tivessem seus lugares reconhecidos por seus méritos e não pelo vestido que vestem, ou pela maquiagem que usam, ou pelo comportamento que expressam ou por qualquer outro motivo que não seja mérito único e exclusivo de seu trabalho e de seu esforço.

Muitos nem sabem porque existe um “dia das mulheres” e questionam a data, emendando brincadeirinhas do tipo “é porque o dia dos homens é todo dia”. Ocorre que os homens nunca lutaram para ter um dia que fosse só seu. As mulheres, ao contrário, relegadas ao silêncio de suas cozinhas ou de subempregos, precisaram rasgar seus aventais e queimar seus soutiens em praça pública para se fazerem ouvidas.

Hoje, a história nos presenteia com o registro de muitos nomes femininos que, ao inverter a ordem social que lhes foram impostas, mudaram os rumos da humanidade. Cada uma delas, tinha em comum a inquietude intrinsecamente feminina que nos leva para frente. E, para a nossa sorte, são tantos os nomes disponíveis que não há de faltar uma heroína para uma garota sequer.

Em uma história mais recente, como não lembrar de Malala, a menina paquistanesa sofreu um ataque terrorista porque queria continuar estudando. E o que dizer da Dra. Zilda Arns, brasileira que inventou um “pó mágico” – complemento nutricional que foi capaz de tirar milhões de crianças da desnutrição no Brasil, pela Pastoral da Criança e no mundo através da ONU.

E você? Quem te inspira? Qual mulher te representa? Que lutas elas venceram por você?

O Perfil WE selecionou uma série de leituras inspiradoras para você deixar de questionar a motivação de um Dia Internacional da Mulher e passar a entregar a elas o que mais almejam: respeito pelo que escolheram ser. Boa leitura e Feliz Dia Internacional da Mulher.

Dicas de leitura:
Mulheres que fizeram história, da revista Corpo a Corpo
6 mulheres incríveis que marcaram a história, do Guia do Estudante Abril
– 25 mulheres poderosas que mudaram a história, do Hypeness
– 100 anos de mulheres incríveis, do YouTube

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados