Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

O que diferencia os profissionais de sucesso

O que diferencia os profissionais de sucesso
13:00 pm ,26 de outubro de 2015

Sucesso é uma palavra que acompanha todas as pessoas no seu dia a dia. No dicionário o termo significa: aquilo que sucede; acontecimento; resultado; conclusão; êxito. É de admirar que hoje o sucesso ainda seja, para muitos, algo que cause estranheza, rejeição, dúvidas e que esteja associado apenas ao dinheiro, poder, prestígio, visibilidade e badalação. Em contrapartida, para outros soa como exibicionismo – o que não deixa de ser natural em uma cultura que grande parte dos pais educa seus filhos para serem humildes e modestos, com receio de que eles se tornem “exibidos”. Aqui surge outra palavra empregada erroneamente com frequência: “humilde”. O erro está em associá-la à submissão, pobreza e inferioridade, e não ao verdadeiro conceito dela, que é o de ser autêntico, simples, sem pretensão, orgulho ou arrogância. Não fomos educados para pensar no sucesso. Será que nossos pais, ou nossos professores, nos ensinaram a utilizar os conhecimentos adquiridos em benefício próprio, para termos sucesso?

Ao perguntar “O que é sucesso?” aos participantes de meus cursos, palestras e trabalhos de coaching, cada vez mais ouço respostas que começam a quebrar os mitos e tabus em torno do conceito. As pessoas têm associado o sucesso a gozar de harmonia familiar; de realização pessoal e/ou profissional; a ser reconhecido na vida particular e/ou no trabalho; a ter um lado espiritual sadio; a ser feliz (ideia que, por mais abrangente que seja, diz respeito a estar bem consigo mesmo e com as outras pessoas); a poder ajudar aos outros; dar conforto e segurança à família; a atingir objetivos e metas, ou “sonhos”; a ter estabilidade emocional, mental, física, financeira e/ou econômica; a fazer o que se gosta, com as pessoas queridas; e assim por diante. As associações do sucesso ao dinheiro e à fama também aparecem, mas cada vez menos.

Sucesso é tudo isso, e muito mais. Mas como alcançá-lo? Em rápidas palavras, digo que você deve identificar em um papel o que é o sucesso para você, quais sonhos, desejos, objetivos e metas você alimenta nas diferentes esferas da sua vida e, ainda, a forma prevista para conquistar os fatores que irão lhe trazer reconhecimento, resultados, êxito, etc. Não podemos esquecer os fracassos que na caminhada rumo ao sucesso induzem à reflexão, fortalecem, dão sabedoria e, a partir disso, fornecem a perseverança necessária para que você não desista na primeira curva ou subida.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados