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Os benefícios do Marketing De Relacionamento

Os benefícios do Marketing De Relacionamento
15:00 pm ,3 de abril de 2019

O relacionamento com o cliente é cada vez mais essencial para que uma empresa consiga fidelidade de seus fregueses. Em meio a muitas empresas que se consolidam, a concorrência exige que o empreendedor tenha mais cuidado ao lidar com seu cliente, seja antes da venda, no momento da venda e também no pós-venda, onde o cliente deve se sentir abraçado pela empresa, se tornando o diferencial que criará um laço entre ambos.

A Customer Experience Impact fez uma pesquisa sobre as principais razões que um cliente se compromete com uma marca e os quatro motivos mais apontados foram relacionados as funcionalidades do marketing de relacionamento: (73% por causa de funcionários amáveis ou serviço de suporte ao cliente), (55% pela rapidez na resposta para alguma dúvida ou ajuda), (36% pelas experiências personalizadas oferecidas pela empresa) e (33% pela boa reputação da marca).

O que é marketing de relacionamento?

Quando uma empresa se propõe a vender, é necessário entender que o processo não acaba quando o dinheiro entra na conta, com isso entra o marketing de relacionamento, que significa relacionar com o cliente em todos os momentos do processo, que não se resume apenas na venda.

O relacionamento com o cliente vai desde encantar, antes mesmo da empresa ser conhecida, até o pós-venda, que é um processo de acompanhamento, ajudando o consumidor em momentos de necessidade após efetivar a compra.

Quando o processo de marketing de relacionamento for realizado o cliente se tornará o grande aliado da empresa, primeiramente sendo um cliente fiel e futuramente se tornando um defensor e propagador da marca em seu círculo social.

O papel das redes sociais no marketing de relacionamento:

Com o crescimento do número de pessoas que utilizam redes sociais, a empresa precisa se atentar em como se aproximar do cliente também no campo virtual. Em publicações de redes como Facebook e Instagram é comum ver clientes em potencial comentando possíveis dúvidas sobre algum produto ou funcionamento da empresa. Para fazer com que um cliente em potencial se torne de fato um consumidor, é importante responder os comentários de forma compreensível e que faça com que as dúvidas sejam respondidas.

Resultado de um marketing de relacionamento mal feito:

Cada vez mais o ato da venda se torna um processo inicial, vender é necessário, mas mais do que vender o marketing de relacionamento vai separar uma empresa normal de uma que terá a fidelidade do consumidor.

Quando não é feito o relacionamento ou realizado de maneira displicente, o cliente pode se tornar o pior inimigo da empresa. No momento em que alguém falar para esse consumidor sobre a marca, ele criticará e fará com que novos clientes não apareçam no círculo de amigos dele.

Com a internet e as redes sociais servindo como um portal de acesso entre cliente e empresa, muitos consumidores em potencial procuram análises de clientes que já compraram algo da marca nos comentários ou avaliações, muitos que ficam decepcionados com a empresa vão até as redes sociais e deixam avaliações baixas e comentários que desmotivam o consumidor em potencial.

Vale a pena investir no marketing de relacionamento?

Os números mostram o quanto satisfeito fica o cliente que tem um atendimento personalizado, com cuidados, proximidade, realmente como se fosse um relacionamento de amizade. Com o marketing de relacionamento a tendência é aumentar o faturamento da empresa.

Marcelo Bassani, empreendedor na indústria de Marketing de Relacionamento, abriu sua própria agência de publicidade. Hoje, Bassani orienta através de palestras e consultorias, empreendedores e empresas que buscam melhorar o desempenho no meio digital: “empresas que investem em publicidade através de redes de pesquisa como Google, e redes sociais como Facebook e Instagram, tendem a ter um retorno eficaz, aumentando suas vendas”, afirma Marcelo.

Para saber mais sobre Marketing de relacionamento, acesse o site: https://marcelobassani.com/

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