Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Palácio da Boa Vista, Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro

Palácio da Boa Vista, Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro
17:25 pm ,9 de agosto de 2016

por Aline Viana

Continuando nossos posts sobre Campos do Jordão, hoje venho indicar mais duas atrações turísticas na cidade: o Palácio da Boa Vista, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Cláudio Santoro. Considero ambas imperdíveis!

O Palácio da Boa Vista abre às 14h, e o passeio que se faz pelo seu interior é muito interessante. Ainda hoje ele é a residência de inverno do governador de São Paulo. Fica localizado no Alto da Boa Vista, uma região mais elevada da cidade. A entrada é gratuita e a visita guiada dura cerca de 40min.

O palácio possui 105 cômodos (!!), mas no dia em que eu o conheci, meu marido e eu visitamos bem menos do que isso. É possível apreciar obras de modernistas (como Tarsila do Amaral), e o mobiliário dos séculos XVII e XVIII (o qual se destaca pelo jacarandá das camas, móveis e portais, e também pelos cristais). Além disso, o Palácio da Boa Vista abriga exposições temporárias. Na época em que fomos, pudemos conhecer o trabalho de Gustavo Rosa, com obras datadas desde as décadas de 60/70 até o presente. Eu gostei demais dos quadros dele, porque têm um tom alegre e divertido (não sei qual é a exposição atualmente…).

O Auditório Claudio Santoro fica perto do Palácio da Boa Vista, então é bom se programar para fazer a visita aos dois locais no mesmo dia. Sabíamos que do auditório seria possível ver o pôr do sol mais bonito de Campos, conforme nos indicou o vendedor de uma livraria que visitamos, e que fica em uma galeria em Capivari.

No dia em que fomos, chegamos ao auditório às 15h. Como no local havia também um museu (Museu Felícia Leirner), pensei que estaríamos entretidos até a hora do poente. O Museu Felícia Leirner é um museu de esculturas a céu aberto. A artista nasceu na Polônia, mas viveu em Campos do Jordão. No espaço há 84 obras de sua autoria (esculturas de bronze ou de cimento branco), que expressam seu interesse pelas formas da natureza.

Enquanto se passeia pelo parque, conhece-se o trabalho de Felícia. Fizemos o percurso cercado por esculturas e então chegamos ao Auditório Claudio Santoro, que foi construído em 1979 e oferece 900 lugares na plateia para o famoso Festival de Inverno, que acontece no mês de julho. Assim chegaram ao fim as atrações daquele espaço, e o sol ainda estava meio longe de se pôr. Por essa razão, não esperamos o poente (então, talvez seja melhor deixar pra fazer esses programas mais no meio da tarde, porque aí se pode esperar até o pôr do sol).

Aline Viana é advogada e blogueira; divide seu tempo entre atividades jurídicas, viagens, artesanato, culinária… E compartilha suas experiências no seu blog pessoal (Beleza Tem a Ver) e no instagram (@alinevianadpatrus).

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados