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Para curtir o verão com saúde e bem-estar: cuidados e dicas

Para curtir o verão com saúde e bem-estar: cuidados e dicas
17:55 pm ,30 de novembro de 2017

A temporada de sol e calor vem chegando e, com ela, também surgem as festas e as férias de fim de ano. Nesta época, quando os corpos ficam mais à mostra e a agenda, apesar do cansaço, ganha uma infinidade de compromissos, é comum deixar os cuidados com a saúde um pouco de lado. Mas, seguindo algumas dicas simples, a estação tende a deixar apenas boas lembranças.

De acordo com a médica nutróloga Cristiane Molon, uma das principais sugestões é manter o equilíbrio. “Abusou? Recomece com os cuidados. Não se exercitou? Comece amanhã. Além disso, aumente a ingestão de líquidos para devolver a hidratação natural do cabelo e da pele”, explica.

Quando se trata de pele, aliás, os cuidados devem ser redobrados no verão. Fundamental para a saúde, o sol em excesso provoca queimaduras e envelhecimento, por causa da maior quebra do colágeno, e favorece o aparecimento de alguns tipos de câncer de pele. Por isso, a indicação é evitar ficar muito tempo exposto ao sol, entre as 10h às 16h, inclusive, nos dias nublados.

Segundo a médica, porém, os raios solares devem fazer parte da rotina. O astro-rei ajuda a equilibrar várias funções metabólicas do organismo, assim como o ritmo do relógio biológico. Ele ainda favorece a síntese da vitamina D, a saúde cardiovascular e o intestino, a manutenção da parte cognitiva e a imunidade. Além disso, quem se expõe mais a ele, sofre menos de depressão e tristeza, visto que é um estimulante.

Outra dica da nutróloga para aproveitar o verão é intensificar a hidratação. “A falta de água provoca desequilíbrio funcional e metabólico que pode atingir todas as células do corpo”, enfatiza. Ela esclarece que sede, cansaço excessivo, taquicardia, náuseas e até dor de cabeça podem ser sintomas de baixa ingestão de água. “Na desidratação, a pele se torna seca e quente”, complementa. Para facilitar a ingestão de líquidos, vale investir em água saborizada com gengibre e limão, água de coco e chás gelados, que estimulam a eliminação de toxinas e colaboram para o bom funcionamento do intestino.

Por fim, a especialista ainda sugere atenção especial na alimentação. Comer mais vezes ao dia e em menores quantidades e evitar comidas que dificultam a digestão, como frituras e empanados, preferindo grelhados e assados, é uma dica importante. “Substitua pães por frutas com cereais ou ovos. Ao comer salgadinhos, por exemplo, compense com frutas e muita água para diminuir o inchaço. Nos churrascos, o acompanhamento ideal são as saladas verdes. Já na praia, os sorvetes podem ser intercalados com picolé, frutas ou oleaginosas. E, junto com bebidas alcoólicas, ingira mais água”, ensina.

Cristiane Molon
Médica especializada em nutrologia com pós-graduação em Prática Ortomolecular e Saúde da Família, além de especialização em Medicina do Esporte.

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