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Passos simples para atrair e fidelizar clientes

Passos simples para atrair e fidelizar clientes
11:00 am ,11 de abril de 2018

Muitos gestores desenvolvem sua carreira sustentada na ideia de que investir no início do negócio é complicado e acompanhar o mundo da tecnologia — o qual está em constante mudança —, bem como criar estratégias para alavancar vendas, são contextos difíceis. Além disso, se esquecem que prezar por qualidade não é um diferencial e sim um dos maiores compromissos para com seus clientes.

Todas as empresas têm, ano a ano, metas de vendas para alcançar. E, ano a ano, empreendedores se deparam com as mesmas perguntas: “investir mais em recursos tecnológicos e equipamentos específicos para inovar e proporcionar melhor atendimento aos consumidores ou vender mais [primeiro] para conseguir tais objetivos depois?” Se alguém em sua empresa faz esse questionamento, considere que ambas opções são imprescindíveis e complementares, afinal, é através de equipamentos eficazes alinhados à uma boa gestão que clientes se sentem motivados a realizarem novas compras, motivos pelos quais ajudam no “despertar” da credibilidade entre estabelecimento/consumidor e ao “pacto garantido” de boas recomendações futuras.

Uma pesquisa realizada pela PwC Brasil mostra que 71% dos brasileiros entrevistados estão otimistas em relação às suas compras em 2018. Ótimo fato para os varejistas! Isso indica que houve um crescimento considerável em relação às análises de cinco anos atrás envolvendo lojas físicas, em que apenas 55% dos perguntados afirmaram ter dito a velha frase clichê “estou só dando uma olhadinha”.

O aumento de vendas se deu claramente pelo reaquecimento econômico e pode ser explicado também pelas melhorias internas dos estabelecimentos. Gestores que optaram pelo uso e abuso das redes sociais, aplicaram prioridade aos seus consumidores, destinaram promoções e investiram na rapidez da automação comercial , obtiveram resultados excelentes.

Dados da pesquisa de Alta Performance do VendaMais, diz que 58,9% dos vendedores se tornam mais produtivos quando estão felizes. Por isso a extrema importância de capacitar a equipe de vendas no atendimento comercial. E, mais: para que as mudanças causem efeito positivo ao comércio, empresários repercutem a estratégia do “funil de vendas”, termo muito conhecido que designa as ações a serem seguidas para encantar novos clientes.

1. Pré-venda / prospecção: o objetivo é conhecer o perfil do possível comprador, quais são suas qualidades e quais os potenciais para aquele determinado consumidor se tornar parceiro. É nesse momento que o vendedor usa de sua arte persuasiva para conquistar seu possível comprador.

2. Orçamento: o cliente potencial aceita receber uma proposta econômica da parte do consultor. O desafio maior é fazer com que as expectativas do cliente “empate” com as de sua empresa em questões ligadas à forma de pagamento, preços, prazos de entrega, entre outros pontos.

3. Negociação: nesta etapa, é essencial muita comunicação entre o prospecto e o consultor de vendas para que ambos escutem todas as necessidades e possam chegar no acordo de qual a melhor proposta.

4. Venda / fechamento da venda: é quando o cliente potencial confirma seu pedido (através de e-mails, conversas por telefone ou presencialmente), se comprometendo com a compra formal.

5. Agilidade no final da compra: aguardar na fila do caixa, pode se tornar um grande pesadelo para muitos consumidores. Por isso a importância da automação comercial : computadores, leitores de código de barras, gaveta de dinheiro, pin pad, balanças, entre outros produtos podem trazer comodidade e eficiência no dia a dia da empresa, gerando custo-benefício.

6. Pós-venda: é interessante verificar o cumprimento das expectativas do cliente, seja com avaliações ou sugestões de melhorias. Diálogo é sempre bem-vindo: é através dos argumentos que há mudanças satisfatórias, as quais são evidenciadas na volta do cliente para uma nova compra. Além disso, a lealdade e informações de “boca em boca” podem gerar ótimos frutos.

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