Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Pequenos negócios mantêm a liderança na geração de empregos em Minas Gerais

Pequenos negócios mantêm a liderança na geração de empregos em Minas Gerais
15:00 pm ,9 de outubro de 2018

Na semana em que se comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa (5 de outubro), o segmento comemora o saldo recorde de empregos gerados entre janeiro e agosto deste ano. A diferença entre o número de admissões e demissões nas Micro e Pequenas Empresas (MPE) no período é positiva e supera em 34% o saldo registrado no mesmo período de 2017. É o que mostra o levantamento do Sebrae Minas, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho (MTB).

Entre janeiro e agosto deste ano, o saldo líquido de empregos nas MPE totalizou 72.657 vagas, contra 54.153 vagas no mesmo período de 2017. Em relação às Médias e Grandes Empresas (MGE), o saldo registrado pelas MPE nos oito primeiros meses deste ano é 169% maior.

O setor de serviços foi o que apresentou o maior saldo de empregos nas MPE no mês de agosto. Foram 6.513 vagas, contra 323 em julho deste ano. O número de admissões e demissões no setor também foi o mais expressivo, 34.766 e 28.253 respectivamente, ou seja, é o setor com o maior número de movimentações no mês.

A construção civil aparece em segundo lugar no saldo de empregos do segmento em agosto, com 1.839, vagas. A ocupação com maior saldo de empregos foi a de servente de obras, com 1.234 vagas.

Balanço mensal

No mês de agosto, o saldo de empregos nas MPE acumulou 123 vagas negativas. A queda foi puxada pelo setor agropecuário, que dispensou mais de 10 mil trabalhadores no mês. “Essa baixa se deve ao fim do período de colheita nas lavouras, principalmente de café, o que deve continuar no mês de setembro”, explica a assistente do Sebrae Minas Gabriela Martinez.

Belo Horizonte, Contagem e Uberlândia, São Gotardo e Ipatinga foram os municípios com o maior número de vagas geradas nos pequenos negócios em agosto.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados