Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Pesquisa online, a importância de ouvir o seu cliente

Pesquisa online, a importância de ouvir o seu cliente
15:00 pm ,7 de dezembro de 2016

Um bom profissional de e-commerce sabe que há diversas maneiras de ouvir a opinião do cliente, uma delas é utilizar uma ferramenta de pesquisa online.

Manter um canal de conversa com um cliente, além de poder aumentar a taxa de conversão, possibilita a evolução de seu e-commerce. Uma loja virtual quando realiza uma pesquisa online, favorece essa comunicação entendendo a importância de ouvir o cliente.

Há uns anos atrás a forma mais comum de realizar uma pesquisa de satisfação, e coletar feedbacks de clientes ou consumidores, era abordagem na rua, no centro da cidade. E seria assim ainda se não houvesse ferramentas de pesquisa online, que de forma rápida, prática e amigável, faz com que você consiga atingir uma gama maior de clientes.

A aplicação de um questionário online proporciona agilidade chegando há um número maior de pessoas e dados corretos, pois transmite até mais segurança. Logo que obter as informações desejadas, em uma pesquisa de satisfação, não depende mais de um trabalho cansativo e com alto investimento financeiro.

Como elaborar uma pesquisa online

De maneira objetiva e com as dicas abaixo, fica fácil elaborar uma pesquisa online para conhecer o que pensa ou os gostos de seu cliente, por exemplo. E isso pode alavancar seu e-commerce, pois possibilita focar em produtos que agradam os consumidores. Dê uma olhada:

Em primeiro lugar, o ideal é evitar perguntas fechadas, para não direcionar a pesquisa para respostas tendenciosas. Por exemplo: ‘Você prefere nossa vitrine de produtos com imagens grandes ou pequenas?
Procure elaborar perguntas claras, com uma boa escrita e de fácil interpretação. Dessa forma facilita para o entrevistado responder seu questionário online, seja qual for o público alvo.
Evite emitir sua opinião durante a elaboração da pesquisa online, assim você não irá transparecer o posicionamento de sua empresa além de evitar respostas tendenciosas.
A estratégia utilizada na pesquisa não deve ser para colher posicionamentos e sim para coletar informações relevantes para solucionar um problema ou identificar uma oportunidade de evolução.
Evite utilizar advérbios em sua pesquisa de satisfação, para não correr o risco de direcionar o entrevistado para respostas tendenciosas, por exemplo: sempre, nunca, todos, jamais, entre outros, etc.
Ferramentas de pesquisa online

Visando auxiliar na elaboração de seu questionário, abaixo você encontra três ferramentas de pesquisa online que podem ajudar a atingir seu público e fazer um levantamento de informações para seu e-commerce:

Survio é original da República Tcheca, chegou ao Brasil há dois anos. Oferece plano pago e gratuito além de modelos prontos de pesquisa de satisfação que podem ajudar na elaboração de seu questionário. E em caso de dúvidas, a ferramenta possui um atendimento personalizado.

Opinion Box oferece plano pago ou gratuito e é parceiro Locaweb além de oferecer suporte telefônico. O diferencial dessa ferramenta é que é possível inserir a logomarca da sua empresa, mesmo no plano gratuito.

Surver Monkey é um dos mais conhecidos softwares, além de oferecer um amigável ambiente para elaborar sua pesquisa esta ferramenta possui uma parceria com o MailChimp e Eventbrite, entre outras ferramentas digitais.

Vale lembrar que são ferramentas que auxiliam na elaboração ou aplicação de sua pesquisa online, isso não quer dizer que vá automaticamente aumentar a conversão de seu e-commerce.

O que poderá alavancar a venda em sua loja virtual além da decisão tomada, é uma ação rápida e inteligente, baseada nas respostas e dados que a ferramenta disponibilizará.

A importância de ouvir seu cliente

As ferramentas de pesquisa online proporcionam estar mais próximo e com foco ao que seu cliente busca e espera encontrar em seu e-commerce.

Todo empreendedor deseja ter seu público fiel. E para isso acontecer é preciso ouvir seu cliente, procurar saber se ele foi bem atendido ou se possui alguma reclamação.

O mercado está cada vez mais competitivo e o cliente cada vez mais exigente e bem informado. Logo, oferecer um bom atendimento gera satisfação e conseqüentemente um cliente fiel, que além de comprar em seu e-commerce irá recomendar aos amigos e conhecidos.

Realizar uma pesquisa online, para compreender o nível de satisfação de um cliente é de suma importância para sua loja virtual chegar ao sucesso.

Alguns empreendedores seguem como lema, o seguinte ditado: ‘Se tiver alguma reclamação, fale comigo. Se tiver algum elogio, fale para os outros’.

Ao fazer uso da pesquisa de satisfação online o empreendedor poderá saber se está no caminho certo ou se dera traçar uma nova estratégica.

Conte sua experiência ao utilizar uma ferramenta de pesquisa online para seu e-commerce.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados