Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Preto e Branco: Expressão na Fotografia

Preto e Branco: Expressão na Fotografia
15:00 pm ,28 de novembro de 2017

Enquanto as cores abrem uma infinidade de possibilidades e matizes que se complementam, o preto e branco contrapõem valores antagônicos. Eles trabalham a claridade e escuridão com a presença ou ausência de luz. São comumente associados às percepções de contrários, como luz e sombra, bem e mal, certo e errado, vida e morte.

É por essa antagonia, que as fotos que seguem padrões PB (preto e branco), em geral, parecem possuir uma dramaticidade que beira a tragédia. A expressividade desse jogo de luz ressalta conflitos, contradições. Enquanto imagens coloridas parecem ser mais amenas, o jogo de claro e escuro aumenta a capacidade de expressar a presença e ausência de algo em uma imagem.

O contraste entre os tons de cinza é essencial para a composição da cena. O jogo de luz e sombra nesse tipo de fotografia é o que define as formas e objetos fotografados. Assim, é necessário criar composições fortes de cena, com linhas que guiem os olhos.

O círculo cromático está vinculado à realidade, àquilo que é concreto. Por outro lado, a escala linear de cinzas parte para o lado abstrato, sentimental. Ressalta a profundeza do ser, do não ser e vai além daquilo que se mostra visível aos olhos.

Em suas composições fotográficas, Mari Ribeiro utiliza do jogo entre luz e sombra para criar alguns ensaios que elevam o sentimentalismo e a dramaticidade, dando um ar de mistério e sensualidade a cada cena retratada.

Conheça o trabalho da fotógrafa:
Instagram
Facebook
35 98438.5508

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados