Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Programa Polícia e Comunidade: Uso de Cerol

Programa Polícia e Comunidade: Uso de Cerol
15:00 pm ,21 de julho de 2017

O Programa Polícia e Comunidade é produzido pela Polícia Militar de MG, onde os cidadãos são informados sobre diversos assuntos referentes à segurança pública e é informado sobre as ações da Polícia local. Na edição de hoje, o programa faz um alerta quanto a proibição do uso da linha cortante, o cerol, no ato de soltar pipas.

Nos meses de férias escolares e de ventos fortes, é comum ver o céu repleto de pipas. Este brinquedo surgiu na China Antiga, há cerca de 3.000 anos. Todavia, atualmente a diversão tem sido em se realizar confrontos entre pipas, ou seja, o objetivo hoje é ‘cortar a outra pipa’. Essa é a origem do cortante, o ato de derrubar a pipa do outro. Para tanto, utilizam-se de produtos como o famigerado cerol colocando em risco as pessoas com o produto que é utilizado nas linhas das pipas.

Essa brincadeira traz risco a vida das pessoas. O cerol é uma mistura de cola e vidro moído que é aplicado nas linhas. É importante ressaltar também existe o uso da linha chilena que chega a ser ainda mais cortante que o cerol. São inúmeros casos de lesões corporais e até mesmo morte de ciclistas, transeuntes, motociclistas e até mesmo de animais que são “degolados” ao terem a linha enroscada em seu corpo.

Essa brincadeira pode ser extremante perigosa, pois quando a linha está totalmente esticada, dificilmente tem-se a visibilidade da mesma e ao passar por ela, funcionará como uma guilhotina ou um instrumento cortante, podendo produzir lesões de grande profundidade.

A Polícia Militar informa que o uso do cerol, linha chilena e outros, é considerado crime penal. Crianças e adolescentes flagrados utilizando algum desses produtos podem ser apreendidos e encaminhados às entidades competentes. Já o adulto será conduzido junto ao material até a autoridade judiciária podendo até ser preso. Em Minas Gerais, a Lei Estadual de número 14.349 de 2002 prevê multa para os infratores, ficando estes sujeitos também à sanções cíveis e penais.

Algumas dicas importantes da Polícia Militar de Minas Gerais ao empinar pipas:

Não empinar pipas em áreas públicas;
Jamais utilize cerol nas linhas
Não empine pipas em cima de muros ou telhados, o risco de acidente é alto
Evite fazer papagaios ou pipas com papel laminado
Evite brincar perto de antenas, fios ou cabos elétricos
Prefira espaços abertos como praças e parques
Tenha atenção com ruas e locais movimentados
Atenção a ciclistas e motociclistas, pois a linha pode ser perigosa para eles
Se a pipa enroscar em fios, não tente retirá-las
Evite usar objetos para retirada da pipa, pois podem se tornar em condutores de eletricidade
Sempre fique atento ao movimento das ruas ao ‘catar’ pipas

É importante ressaltar que os habitantes podem denunciar o uso de cerol e linha chilena através do telefone 190.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados