Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Projeto de Coleta Seletiva chega à Varginha

Projeto de Coleta Seletiva chega à Varginha
14:00 pm ,24 de maio de 2017

Em Varginha, atualmente, são geradas, aproximadamente, 130 toneladas/dia de lixo que, em sua maior parte, deixa de ser reciclado pois até então não existia coleta seletiva no município.

Com o objetivo de implantar a coleta seletiva em Varginha, é preciso obter o apoio da população em atitudes simples de segregação do seu lixo em casa, separando-os em secos e úmidos.

O projeto chega à cidade
A coleta seletiva é um sistema de separação adequada dos resíduos, permitindo a reciclagem de diferentes materiais, como papel, vidro, plástico e metal, o que aumenta a vida útil do aterro sanitário, destinando a ele somente os rejeitos.

O que será coletado?
Será recolhido lixo seco, tal como:
Papel: (jornais, revistas, caixas de papel e papelão, papéi de embrulho, embalagens de ovos, cadernos, folhas de rascunho, listas telefônicas);
Vidro: (garrafas, frascos de produtos alimentícios, de limpeza e de higiene);
Plástico: (garrafas de refrigerante e água, baldes e bacias plásticas, copos, embalagens de produtos de higiene e limpeza, brinquedos e sacos plásticos);
Metal: (latas de aço e de alumínio, pregos, parafusos, objetos de ferro, cobre e zinco.

Onde haverá coleta seletiva?
Varginha possui mais de 140 bairros. A coleta seletiva começará em alguns deles, em um projeto piloto. Então, inicialmente, haverá coleta seletiva em quatro regiões, estrategicamente distribuídas em função de volume e qualidade dos resíduos recicláveis.

Dias e horários da coleta seletiva na sua região
A coleta seletiva dos resíduos secos será realizada em dias alternados ao da coleta de lixo convencional, que é de lixo úmido.

Capturar


Logística da Coleta Seletiva

A coleta seletiva será feita por caminhão especial da Prefeitura de Varginha, com motorista e representante da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Varginha. Todo o material será transportado até um local de separação, armazenamento e comercialização pela Associação de Catadores de Varginha.

Parceiros do Projeto – Coleta Seletiva

– Prefeitura do Município de Varginha, por meio das Secretariais Municipal de Meio Ambiente (Semea); Secretaria Municipal de Educação (Seduc); da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (Sehad)
– Via Café Garden Shopping
– Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Varginha
– Fórum Gestor
– Copasa

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados