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Quais são os pilares para um plano de marketing digital?

Quais são os pilares para um plano de marketing digital?
14:00 pm ,19 de maio de 2016

Um plano de marketing bem estruturado é um aliado indispensável no alcance dos objetivos da empresa. É importante documentar todas as ações estratégicas que serão necessárias para atingir os resultados esperados. Afinal, se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Sem esse planejamento, muitas empresas se perdem pelo caminho e suas táticas podem resultar em erros desastrosos.

Para evitar o desperdício de tempo e dinheiro, a seguir, apresentaremos os principais aspectos que todo plano de marketing digital deve ter.

O primeiro passo é realizar o diagnóstico de marketing
O diagnóstico de marketing consiste em averiguar e coletar dados das estratégias executadas anteriormente. É fundamental compreender, através dessas informações, quais ações foram realizadas e quais os resultados alcançados. Ao identificar as estratégias bem-sucedidas e o que não deu certo, a empresa consegue distinguir quais as melhores táticas para apostar no alvo correto. Desse modo, a marca não perde tempo com ações que não trazem resultados assertivos para o negócio.

Vejamos um exemplo: se uma empresa investiu há alguns meses em anúncios no Google Adwords e não obteve um retorno satisfatório, é possível identificar que as palavras-chave utilizadas nas campanhas não são apropriadas. Essa informação é fundamental para criar as estratégias posteriormente e evitar que a empresa perca mais dinheiro.

Avaliar a concorrência é fundamental para ter um plano de marketing digital de sucesso
O benchmarking é um método muito utilizado para analisar os concorrentes e retirar o melhor de cada um. A partir dessa pesquisa, será possível avaliar quais são os pontos positivos que podem ser aperfeiçoados e adaptados ao seu negócio.

É importante ressaltar que não se trata de copiar estratégias, mas de torná-las ainda melhores para se destacar no mercado. Nessa busca, você pode descobrir que os concorrentes não possuem blog, tampouco produzem um conteúdo relevante e, a partir disso, o seu negócio pode implementar como estratégia o marketing de conteúdo, por exemplo.

Defina a sua persona
Um dos maiores responsáveis pelo sucesso ou fracasso de um plano de marketing digital é o conhecimento sobre público-alvo. Investigar todas as informações demográficas e, sobretudo, comportamentais é de suma importância para conquistar resultados positivos com as suas estratégias.

Antigamente, as informações superficiais sobre o seu público eram suficientes para embasar as ações de marketing, no entanto, hoje, o cenário é totalmente diferente. Para garantir que as suas ações sejam eficazes é preciso criar uma persona. Ou seja, entrevistar os melhores clientes e observar as características em comum, para criar um personagem que represente o seu cliente ideal.

A sua persona deve ser o centro de qualquer esforço de marketing. Por isso, entenda o seu perfil, os seus problemas e principais objetivos. Quando a empresa fala a língua do seu público, com certeza, as suas chances de gerar negócios são muito maiores.

Identifique quais são os objetivos da empresa
Para que um planejamento de marketing digital seja efetivo, a empresa precisa saber o que deseja alcançar através dele. Por meio dos objetivos é que o melhor caminho será traçado para atingi-los.

Se a empresa identifica que reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC) é um objetivo importante, no momento de definir as estratégias, será mais fácil identificar qual a tática mais eficiente para cumprir esse propósito, como investir em táticas de inbound marketing, por exemplo.

Crie estratégias infalíveis para o seu planejamento
As estratégias representam as ações necessárias para a conquista dos objetivos traçados anteriormente. Nesse momento, a empresa precisa avaliar quais atitudes serão mais eficientes.

Caso um dos objetivos seja aumentar o reconhecimento de marca, a empresa pode optar por participar das redes sociais como estratégia de branding. Mas se a empresa também pretende fidelizar os seus clientes e atrair novos, a produção de conteúdo é uma excelente tática. Sendo assim, esteja atento aos objetivos na construção das estratégias.

Defina metas realistas
Outro ponto fundamental é a definição de metas, isto é, transformar os objetivos em números e prazos. Isso funciona muito bem para que as ações estratégicas não fiquem apenas no papel.

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