Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Quando a inovação corporativa é insatisfatória

Quando a inovação corporativa é insatisfatória
15:00 pm ,11 de outubro de 2018

Ao invés de inovação, a maioria das empresas tem processos otimizados para gerenciar modelos de negócios e propostas de valor comprovados, apostando puramente na execução de grandes ideias. No caso oposto e para serem bem-sucedidas, as empresas precisam gerar muitas ideias, fazer pequenas apostas e testar aonde elas vão e melhorá-las. É necessário ajustá-las com base em evidências, até encontrarem uma proposta de valor que os clientes desejam, para então incorporar em um modelo de negócios escalável.

Por isto, o tema transformação digital se tornou tão importante para empresas em todo o mundo – o uso da tecnologia melhora significativamente o desempenho e o alcance das empresas.

Fora isto, existe uma barreira cultural a ser rompida. Para um executivo da TV Globo “De nada adianta a compreensão profunda por meio de dados sobre os clientes, parceiros e produtos, sem que as pessoas, do mais alto líder da organização até o estagiário, atualizem seus modelos mentais para um mundo de experimentação, compartilhamento, intraempreendedorismo, fail fast, educação corporativa e feedbacks instantâneos.”

Executivos de negócios e de tecnologias devem levar em conta as características comuns e frameworks publicados para a implementação da transformação digital. A MIT Sloan destaca em The Nine Elements of Digital Transformation (Os Nove Elementos da Transformação Digital) os principais processos:

* Transformação da Experiência do Consumidor
– Compreensão do cliente
– Crescimento
– Touch points do cliente
* Transformação dos Processos Operacionais
– Digitalização dos processos
– Catalisação dos funcionários
– Gestão da performance
* Transformação do Modelo de Negócios
– Empresas modificadas digitalmente
– Novos negócios digitais
– Globalização digital

Logo percebemos que a transformação digital permeia todo o core business da empresa, deixando de ser um processo restrito ao setor de TI. Um executivo de mídia americano disse: “Percebemos que, se não transformarmos a maneira como fazemos negócios, vamos morrer. Não se trata de mudar a maneira como fazemos tecnologia, mas de mudar a forma como fazemos negócios.”

Muitas empresas tradicionais e consolidadas estão se aproximando da cultura de startups para desenvolver projetos de transformação digital e corporate venture, seja contratando plataformas de venture design, como a Ideatomic; desenvolvendo programas corporativos de aceleração, como a Aceleradora AMBEV; realizando hackathons, como a Globo e o Itaú; ou compondo equipes de inovação com empreendedores, como a Natura. Estas são todas possibilidades de trazerem energia empreendedora e inovadora para dentro das empresas.

Sobreviver é uma questão de se adaptar e evoluir. O segundo livro mais lido do mundo, “Da Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida”, publicado em 1859 pelo britânico Charles Darwin, relata que sobreviveram aqueles que se adaptaram às mudanças, não os mais fortes. Não é à toa que o Fórum Econômico Mundial define que estamos iniciando a 4ª Revolução Industrial, impactando todos aspectos globais da humanidade, pois converge as esferas físicas, digitais e biológicas. Para sobreviver, as empresas tradicionais e consolidadas precisam se transformar.

Sobre a Ideatomic Ventures
Como uma plataforma de venture design, a Ideatomic tem uma abordagem iterativa e dinâmica. Criamos soluções tangíveis e de valor, apoiando potenciais empreendedores na construção de suas startups ou desenvolvendo sistematicamente estruturas de Corporate Ventures, tanto para mitigar as vulnerabilidades corporativas, explorar e acelerar oportunidades de negócios ou inovar criativamente.
Criada em 2017 por Andréia Araujo, a Ideatomic possui um olhar diferente. A abordagem abrangente para construir negócios, nos distingue de aceleradoras, consultores de inovação e software houses.

Para conhecer mais nossos serviços, acesse ideatomic.ventures.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados