Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Quatro passos para se livrar do stress no trabalho

Quatro passos para se livrar do stress no trabalho
11:00 am ,4 de setembro de 2017

Quem possui uma rotina agitada, precisa tomar muito cuidado com pequenas atitudes, para não ser consumido pelo stress do dia-a-dia, pois isso pode afetar fisicamente o seu corpo e a sua saúde, causando picos de pressão, ansiedade e até depressão. O trabalho pode abalar a estrutura emocional de uma pessoa, mas segundo a gestora de carreiras, Madalena Feliciano, há regras básicas que podem diminuir consideravelmente esse efeito.

“O profissional já tem que lidar diariamente com o stress causado pelo próprio trabalho – deadlines, responsabilidades, clientes e muitos outros – por isso, deixar que a convivência com colegas também afete sua sanidade é a última coisa que deve acontecer no escritório”, comenta a especialista.

Quando o problema do seu stress é o cansaço, a sugestão de Madalena é o diálogo. “É comum nos depararmos com profissionais exaustos, que acumulam cada vez mais funções e, por causa disso, ficam mais estressados e vulneráveis emocionalmente. Quando for esse o seu caso, converse de forma sutil com o seu chefe e exponha a sua situação”, comenta a coach.

Madalena dá algumas dicas para tornar o dia mais produtivo e stress free. Confira:

1.Entre em um bom ritmo logo cedo: “Ao acordar, reserve cinco minutos para você levantar e se alongar, sempre que puder. Escolha sua trilha sonora e garanta o bom humor para o dia. A música tem o poder de transformar os sentimentos, por pior que seja o seu dia. Ouvir uma música de que você gosta pode ajudar a aumentar o foco e a concentração no trabalho, e, além disso, deixa o clima mais leve”, exalta Madalena.

2.Tenha postura ao trabalhar: “Ao chegar no escritório, confira se a sua cadeira está na posição correta antes de começar a trabalhar – a melhor postura é com os joelhos formando um ângulo de 90 graus e os pés inteiros apoiados no chão. Os braços e ombros devem ficar relaxados quando você usa o teclado. Com o passar das horas, policie-se para manter as costas retas e o corpo virado para a frente. Evite sentar sobre uma das pernas, pois isso reduz a circulação e pode chegar a dar dores”, explica.

3.Faça pequenos breaks: “Os olhos e a mente precisam de descanso, por isso, de hora em hora, levante-se e alongue o corpo novamente, ande pelo escritório, converse com um colega brevemente e abstraia um pouco, antes de voltar às suas atividades. Distrair-se é preciso. Ler alguma matéria interessante, por exemplo, não irá afetar o seu desempenho. Só é preciso ter bom senso e não deixar o trabalho em segundo plano. Parar alguns minutos de manhã e à tarde ajudam a tornar o trabalho menos estressante”, aconselha a coach.

4.Faça lanchinhos: “Tenha sempre na sua mesa alguns lanches saudáveis para não ficar com muita fome entre as refeições principais – frutas, barrinhas de cereais, iogurte e sanduíches naturais são boas pedidas. Além de não precisar interromper o trabalho, a comida libera hormônios que causam bem-estar. Ainda sobre a alimentação, o ideal é não comer nada muito pesado no almoço, para evitar o sono e o stress causado por sua privação – e a consequente queda de produção por isso”, ressalta Madalena.

Segundo a coach, a partir de o momento em que uma pessoa vive em sociedade e trabalha em uma empresa que comporta mais pessoas – independente da quantidade de profissionais – ela está predisposta a ter que lidar com possíveis problemas e questões chatas que o emprego e a rotina oferecem. Mas esse não é o fim do mundo. “Todos passam por problemas no trabalho, desde a fofoca dos colegas, desmotivação, falta de estrutura da empresa, às possíveis crises, etc. Porém, é preciso superá-las e não deixar que elas tirem a harmonia de sua vida”, conclui a especialista.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados