Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Quem ganha na abertura da franquia, o franqueador ou o dono?

Quem ganha na abertura da franquia, o franqueador ou o dono?
16:00 pm ,18 de abril de 2018

O Franqueado Deveria Ganhar Primeiro

O franqueado deve ser o primeiro a ganhar, pois investiu na experiência e conhecimento (know-how) de um negócio que foi testado e de sucesso comprovado.

Ele deverá ganhar primeiro, pois foi cuidadoso ao escolher uma franquia com a qual tem forte identificação com a atividade e, ainda leu e avaliou a COF (Circular de Oferta de Franquia) além de ter cuidadosamente conversado com franqueados e ex-franqueados do negócio.

O Franqueador Ganha Logo em Seguida

Quando mais uma unidade franqueada é inaugurada fazendo a rede crescer, o franqueador ganha escala reduzindo custos de suporte ao franqueado. Também engorda o ganho com royalties cobrados sempre sobre as vendas dos franqueados (nunca sobre as compras), ganhando sempre depois de o franqueado ganhar primeiro.

E ele deve ganhar muito, pois foi cuidadoso ao escolher e negociar o local onde a franquia será instalada, além de todo o suporte pré-operação fornecido ao franqueado que durante o treinamento conseguiu perceber ganhos de conhecimento (sobre o negócio e não de apenas produtos) que jamais conseguiria sozinho.

E espero que ganhe mais e mais, pois toda a sua estrutura de apoio está voltada para o franqueado ganhar mais e nunca para “comprar mais”.

Quando Só Ganha o Franqueador (Um Tiro no Próprio Pé)

Ao ver a franquia como Canal de Distribuição para seus produtos e abrir unidades como apenas mais um ponto de venda, revenda e desova de seus produtos. Quando toda a estrutura de “apoio ao franqueado” é direcionada para vender mais e mais aos franqueados, remunerando seus funcionários sobre cotas de vendas.

Quando considera traição, a busca de franqueados por produtos e serviços em fornecedores alternativos, pois não conseguem sustentar os preços exigidos pelo franqueador que, ao mesmo tempo, vendem estes produtos para os concorrentes dos seus próprios franqueados.

Quando o franqueador ganha sobre os produtos vendidos aos franqueados e, não sobre as vendas do franqueado.

Fonte: Marcus Rizzo.

Jorge Ishida
Executivo em Franchising
jorge.ishida@hotmail.com

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados