Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Redes sociais podem ser aliadas da comunicação das franquias

Redes sociais podem ser aliadas da comunicação das franquias
17:00 pm ,12 de setembro de 2017

O uso de redes sociais pode ser considerado um artifício muito importante para o franchising, em todas as esferas, seja para o franqueado ou a franqueadora. Isso acontece porque serve como fonte de comunicação interna ou externa, beneficiando os dois lados.

Essas redes podem e devem ser utilizadas para atrair novos franqueados de maneira proativa e eficiente, seja fazendo buscas em grupos ou utilizando hashtags. Assim fica mais fácil identificar possíveis franqueados, que se interessam pela ideia da marca ou produto, sem precisar esperar que eles busquem a franqueadora espontaneamente.

Para o caso de redes com unidades espalhadas por todo o país, dificultando a presença constante e encontro entre os franqueados, criar um blog, por exemplo, pode ser eficiente para a comunicação interna, aproximando franqueados entre si e à própria franqueadora. Essa prática também estimula a troca de ideias e experiências que podem ser utilizadas em toda a rede. Porém, por haver troca de informações muitas vezes estratégicas e confidenciais, é necessário criar uma plataforma com acesso restrito.

A comunicação externa também pode ser feita por meio das redes sociais, com interação com clientes e, desta forma, impulsionar os negócios com ações de marketing mais abrangentes e eficazes. O ideal é que haja uma página centralizada que promova as ações com o público externo, mantendo uma padronização entre todas as unidades e tornando fácil o controle do que é postado.

Porém, é comum que franqueados queiram criar páginas personalizadas para falar diretamente com seu público. Nestes casos é interessante criar um manual de comunicação da franquia com orientações ao franqueado para padronizar as publicações e não perder características primordiais da rede, descaracterizando a marca.

Milena Lidor.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados