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Reviews: Como lidar com opiniões negativas

Reviews: Como lidar com opiniões negativas
11:20 am ,16 de setembro de 2016

Todos nós já conhecemos os benefícios das avaliações de clientes na hora de gerar mais tráfego qualificado e conversão, mas quem é que não sentiu um frio na barriga ou ficou na dúvida sobre o grau de satisfação do seu cliente?

É normal se questionar, pois ainda que o trabalho seja muito bem feito, raramente o feedback voluntário acontece, já quando a coisa não vai da maneira como o cliente espera o feedback negativa chega e passa a sensação ao gestor que ele só recebe reclamação, criando então esse desconforto.

Pelo incrível que pareça, 80% das avaliações são com notas e comentários positivos, ou seja 4 e 5 estrelas, sendo os outros 20% destinados para as notas 1, 2 e 3. (Numa escala de 0 a 5 estrelas)

Como lidar com as opiniões negativas para que elas sejam um ponto positivo para sua página:

1- Aprenda com o Feedback.

As opiniões negativas, em pouquíssimos casos, são oriundas de clientes mal-intencionados, para todas as outras existe um real fator de desconforto. Seu cliente lhe aponta como melhorar, te mostra onde está pecando e lhe dá a chance de se retratar.

2- Fidelize e aumente sua recompra.
95% dos clientes que passaram por uma experiência ruim seguida de uma boa resolução e atenção devida, fidelizam à marca, mostram o site a amigos e familiares, contam sobre a boa experiência e voltam a comprar mais vezes.

3 – Transmita transparência e confiança

Muitos visitantes buscam por opiniões negativas primeiro, justamente para saber que tipo de problema pode ocorrer e como a empresa se posiciona quando os problemas aparecem. Quando existe uma atenção por parte da empresa o visitante tende a confiar muito mais na marca.

4 – Venda mais

As opiniões negativas mostram que as opiniões positivas são verdadeiras e confiáveis. Isso gera conforto e confiança ao visitante e impulsiona o crescimento da taxa de conversão do site.

No fim das contas, as opiniões negativas são mais positivas que as próprias opiniões positivas, quando não acertamos, não perdemos, apenas aprendemos e evoluímos.

Seu melhor Marketing é o seu cliente satisfeito.

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