Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Risco de doenças cardíacas é maior durante o inverno

Risco de doenças cardíacas é maior durante o inverno
15:00 pm ,27 de junho de 2016

Entre os meses de junho e setembro, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Além das doenças virais comuns na estação, como gripes e resfriados, as doenças cardiológicas também têm maior ocorrência no período.

Por conta das temperaturas baixas, os vasos sanguíneos tendem a se contrair. Com menos espaço nas veias e artérias para a circulação sanguínea, existe um aumento da pressão arterial, o que pode causar a aceleração dos batimentos cardíacos, assim como fortes dores no peito.

Durante a prática de esportes, por exemplo, o coração precisa receber maior quantidade de sangue para distribuir aos órgãos, que estão trabalhando em maior velocidade e necessitando de mais nutrientes e oxigênio do que o normal. Esses componentes são encontrados na corrente sanguínea e bombeados pelo coração em velocidade acelerada. No inverno, com a contração das veias e artérias, o coração deve trabalhar muito mais para conseguir bombear o sangue para todo o corpo.

Portanto, estar agasalhado durante os exercícios físicos no frio é importantíssimo. Ajudar o corpo a se manter aquecido propicia um melhor cenário de trabalho para o organismo. Outras providências que podem ser tomadas são: antes de sair fazer um bom aquecimento de todos os músculos que serão trabalhados e, se possível, exercitar-se em ambientes fechados. Imprescindivelmente, realize um check-up cardiológico com seu médico quando decidir iniciar qualquer tipo de atividade física. Outra dica essencial é a seguinte: se sentir calor durante a prática de seus exercícios, evite tirar os agasalhos em baixas temperaturas.

As doenças virais que ocorrem nos períodos mais frios, como gripes e resfriados, também constituem um perigo para o coração. Essas enfermidades ocasionam inflamações em todo o organismo, ao passo em que o mesmo defende-se contra elas. As inflamações, quando presentes no coração, podem romper as placas de gordura nas artérias, que serão afetadas pela gordura, propiciando pouco espaço para a circulação do sangue. Quando isso ocorre, existe grande possibilidade de infarto, tendo em vista a falta de sangue no coração.

A Clínica Santé é referência pela qualidade na prestação do serviço médico de última geração. Está localizada na Avenida Prefeito Olinto Reis Campos, 220, Jardim Brasil em Três Pontas. Agende uma consulta pelo 35 3265.3324 ou faça uma visita!

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados