Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Scroll to top

Top

Saiba como escolher a universidade ideal para você

Saiba como escolher a universidade ideal para você
16:00 pm ,14 de junho de 2016

Além da escolha da carreira, outra dúvida que tira o sono de muitos vestibulandos todo final de ano é a universidade em que vai cursar sua graduação. A maioria, claro, deseja ingressar em uma instituição pública. Porém, nem sempre isso é possível. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2013 foram oferecidas cerca de 3,4 milhões de vagas em universidades de todo o país para 11, 9 milhões de candidatos inscritos. Desses, aproximadamente 1,9 milhões de estudantes ingressaram em seus cursos, sendo que pouco mais de 457 mil em instituições públicas e 1,4 milhões, em privadas.

Os números demonstram o quanto é grande a concorrência para entrar em um curso superior, valorizando também aqueles que garantem sua cadeira em instituições privadas. Porém, é preciso muito cuidado na hora de definir onde estudar para não ter surpresas desagradáveis durante a graduação. Sabendo disso, o Vida de Calouro traz algumas dicas que podem ajudar na sua escolha. Confira:

Convênios: algumas instituições possuem convênios de pesquisa com empresas e universidades de outros países. Participar destes projetos pode ampliar sua rede de contatos e abrir novas possibilidades de cursos ou trabalho no exterior

Aceitação no mercado de trabalho: pesquise o valor do seu diploma no mercado de trabalho. Ele não é a garantia de um emprego, mas será um grande diferencial no início de sua carreira profissional.

Corpo docente: veja qual a qualificação do corpo docente. Quanto mais professores tiverem diploma de pós-graduação e mestrado ou doutorado, mais bem preparados estarão para dar uma aula de boa qualidade.

Instalações: faça uma visita e conheça as instalações do campus, como salas de aula, biblioteca, laboratórios e também as áreas comuns (lazer, praça de alimentação, etc.). Uma boa estrutura física também influencia no processo de aprendizagem.

Credenciamento: certifique-se que o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Procure saber também qual a sua avaliação no Exame Nacional de Cursos e no Enade.

Custos: se você precisar mudar de cidade para fazer o curso, não esqueça verificar suas despesas com moradia, alimentação e transporte antes da mudança. Às vezes fica mais caro mudar para outro lugar do que estudar em uma instituição particular na sua própria cidade. Se você for para uma instituição particular, veja as possibilidades de conseguir uma bolsa de estudos, pois muitas delas oferecem o benefício em troca de estágios na própria instituição.

EFG Varginha
Rua José Balbino dos Reis, 30.
35 3068.6203
www.efgvarginha.com.br
facebook.com/efg.varginha

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanhaTodos os direitos reservados