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Saiba como ser mais produtivo no trabalho

Saiba como ser mais produtivo no trabalho
14:10 pm ,27 de junho de 2019

Produzir mais e melhor é um desejo de praticamente todo profissional. Na era imediatista e hiperconectada em que vivemos, é fácil perder o foco com os estímulos que vêm de todas as direções. Felizmente, há muito o que fazer para evitar que isso aconteça. Confira algumas dicas simples que vão te ajudar.

Organize-se
Organização é liberdade e dá um boost quase instantâneo na produtividade. Se planeje, crie listas de tarefas, divida o uso do seu tempo e se atenha ao que foi proposto. Anote suas ideias, mantenha todos os seus arquivos e materiais de trabalho organizados, tenha tudo o que precisa sempre à mão. Isso facilitará o dia a dia, evitando o retrabalho e a perda de tempo, especialmente nos momentos de pressão.

Faça uma coisa por vez
Não somos multitarefa, apesar de muitos alardearem isso nas redes sociais. Tocar demandas excessivas ao mesmo tempo não significa melhor produtividade. Pelo contrário, traz mais riscos de erros, omissões, trabalho feito às pressas e falta de capricho, além de níveis crescentes de ansiedade e estresse. Prefira qualidade à quantidade

Não se deixe paralisar pela autoexigência
O desejo de entregar sempre o melhor (e se esforçar efetivamente para isso) garante pontos extras a qualquer profissional. No entanto, cuidado para não deixar essa característica positiva se transformar em uma autoexigência paralisante, que dificulta o andamento do trabalho e atrasa as entregas (às vezes de forma fatal) em função da busca por padrões de qualidade impossíveis de atingir. Em certos momentos – mas só nesses! – o feito é melhor do que o perfeito.

Cuidado com o WhatsApp
Embora o aplicativo esteja bem presente no ambiente corporativo, pode arruinar a produtividade. Se a quantidade de áudios e mensagens excessivas, o profissional não conseguirá fazer mais nada além de respondê-las. Estabeleça alguns horários do dia para checar o WhatsApp . Não se culpe por não estar disponível 100% do tempo. Se for algo que necessite de atenção imediata, certamente haverá um contato telefônico. Da mesma forma, nada de enlouquecer os colegas com um turbilhão de mensagens.

Saiba dizer não
É impossível trabalhar direito se você parar para atender a todos os pedidos.. Saber dizer não com delicadeza, educação e firmeza é uma habilidade imprescindível para gerenciar sua rotina, cumprir as tarefas no prazo esperado e, mais importante, não se comprometer com demandas e ter a credibilidade arranhada.

Valorize o seu tempo
O tempo é um recurso precioso, que não pode ser acumulado, por isso preste a máxima atenção em como você emprega o seu e o dos outros. Não o desperdice com procrastinação ou “enrolação”. Valorize cada minuto do seu dia, pois você jamais o terá de volta. Como dizem os americanos: tempo é dinheiro.

*Allessandra Canuto é especialista em gestão estratégica de conflitos e sócia da AlleaoLado, empresa focada em consultoria e coaching para empresas.

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