Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

São Lourenço recebe hoje as competições dos Campeonatos Brasileiros de Barismo

São Lourenço recebe hoje as competições dos Campeonatos Brasileiros de Barismo
14:00 pm ,17 de agosto de 2018

Reconhecido tradicionalmente por suas riquezas hidrominerais, o munícipio de São Lourenço (MG) se transformará na cidade do café durante o 17º Campeonato Brasileiro de Barismo, entre os dias 17 e 19 de agosto. Com o objetivo de promover e expandir a apreciação do café, o evento contará ainda com uma programação variada e promete agradar os apaixonados pela bebida. O encontro gratuito será realizado na Praça Brasil e espera receber um público de oito mil pessoas, que deve movimentar cerca de dois milhões de reais na cidade e região.

Para Milton Furtado, diretor da Production Eventos e organizador do evento, os pontos turísticos e a cena cultural da cidade foram os atrativos para a realização de mais uma edição. “O munícipio possui características marcantes em sua história e cultura, fatores que contribuíram positivamente para o sucesso, por isso, apostamos em um formato diversificado que reúne várias atrações e atividades para o público, além de promover a experimentação do café nas mais diversas formas de consumo. Sem dúvida, o café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo e, além disso, queremos ressaltar todas as belezas naturais da cidade, valorizando assim o turismo de aventura”.

O público poderá acompanhar ainda as competições do “17º Campeonato Brasileiro de Barismo”. Os vencedores do Campeonato Brasileiro de Latte Art, de Coffee in Good Spirits e de Brewers (Café Filtrado) participarão do Campeonato Mundial, que será realizado em Belo Horizonte. A programação inclui ainda palestras de especialistas como Edgard Bressani, autor do livro “Guia do Barista”, Helcio Junior, da Unique Cafés Especiais, workshops e mesas redondas. As apresentações musicais ficam por conta da produção do Coffee Music, que traz artistas de renome como Mark Lambert, Zamat Blues Band, Júlio Bittencourt Trio, Savoy Trio Blues e a Banda Dino. A inovação também marcará presença durante o evento em 15 estandes especializados para o setor cafeicultor.

De acordo com Helcio Junior, um dos idealizadores do evento e fundador da Unique Cafés Especiais e Rota do Café Especial, a iniciativa visa fomentar o circuito de eventos especializados, aproximando o café especial do grande público. “Por meio de palestras e workshops trazemos conhecimento ao consumidor sobre o produto e quebramos o paradigma de que os cafés especiais são apenas para degustadores profissionais. A cidade de São Lourenço está localizada próximo à Serra da Mantiqueira, considerada uma das principais regiões produtoras de cafés especiais. Além disso, é uma ótima oportunidade para o público aproveitar as boas opções de hotéis e os passeios turísticos da região.”

O 17º Campeonato Brasileiro de Barismo é apresentado pela Nespresso, realizado e organizado pela Production Eventos e Rota do Café Especial, com o patrocínio da Unique Cafés, o copatrocínio da Cervejaria Backer, 3 Corações, Pressca, CarmoCoffees Rota da Cachaça, Supermercado Carrosel e Cheirim Bão. O evento conta com equipamentos oficiais da Grancoffee e Bunn e o apoio da Prefeitura Municipal de São Lourenço, Secretaria de Municipal de Turismo, Convention Visitor Bureau de São Lourenço, Revista Vitrine e Raimax. O São Lourenço Coffee Music é promovido por BSCA Cafés Especiais do Brasil e ApexBrasil.

Programação completa

17/08 – Sexta-feira
05h45 – Voo de Balão. Local: Fazenda Sertão

Local: Praça Brasil
9h – Rota do Café Especial (Do pé a xícara) – Agendamentos no estande ou no site da Rota do Café Especial
9h – Início dos campeonatos
9h30 – Abertura oficial dos “Campeonatos Brasileiros de Barismo” – Vanusia Nogueira, diretora executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA)
10h – Abertura dos estandes
10h – Boas-vindas com Helcio Junior (Unique Cafés) – Tema: “O café especial como única bandeira”
10h30 – Bate-papo com Luiz Salomão (Bunn) e Eduardo Fernandes (Grancoffee) – Tema: “Soluções em equipamentos para cafeterias”. Mediadora: Kelly Stein (Podcast Coffea)
14h – Rota do Café Especial (Do pé a xícara) – Agendamentos no estande ou no site da Rota do Café Especial
16h – Palestra com Edgard Bressani, autor do livro “Guia do Barista” – Tema: “Café – passado, presente e futuro”
17h – Bate-papo com Litiene (Capuccino e Cia) e Igor Saringer (Youtuber) – Tema: “Mídia Digital – possibilidade e oportunidades”
20h – Cerimônia oficial de abertura
20h – Show Zamat Blues Band
22h – Show Júlio Bittencourt Trio

18/08 – Sábado
05h45 – Voo de Balão. Local: Fazenda Sertão

Local: Praça Brasil
9h – Rota do Café Especial (Do pé a xícara) – Agendamentos no estande ou no site da Rota do Café Especial
9h – Início das competições do “Campeonatos Brasileiros de Barismo”
10h – Abertura dos estandes
10h – Palestra com Conrado Biliero (Mestre em Gado de Leite) – Tema: “O leite e seus diferenciais na qualidade”
11h – Palestra com Fabiana Carvalho (Pós-doutora e Neurocientista) – Tema: “Percepção multissensorial de sabor em cafés”

Local: Unique Store (2° Piso)
14h – Workshop com Ana Silvia Valadão – Tema: “Brownie e cookie de café”.

Local: Praça Brasil
14h – Rota do Café Especial (Do pé a xícara) – Agendamentos no estande ou no site da Rota do Café Especial
16h – Palestra Empreendedorismo com Antônio Alberto – Case “Jeito Caseiro Alimentos” e palestra Magma (Sebrae)
20h – Anúncio dos finalistas “Campeonatos Brasileiros de Barismo”
20h30 – Show Abraham Assis e Chico Botelho Jazz Duo
22h – Show Mark Lambert

19/08 – Domingo
05h45 – Voo de Balão. Local: Fazenda Sertão

Local: Praça Brasil

9h – Rota do Café Especial (Do pé a xícara) – Agendamentos no estande ou no site da Rota do Café Especial
9h – Final do “Campeonatos Brasileiros de Barismo”
10h – Abertura dos estandes
10h30 – Mesa Redonda com Eduardo Simões (Scada Café) e Junior (Grão Raro) – Tema: “Mercado de cafeterias e franquias – desafios e aprendizados”. Mediadora: Mariana Proença (Revista Espresso)
16h – Palestra CarmoCoffees
17h – Palestra Nespresso
18h – Resultado e premiação do “Campeonatos Brasileiros de Baristas”
19h – Show com a Banda Dino

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados