Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Sebrae Minas atua no desenvolvimento de ecossistemas de inovação

Sebrae Minas atua no desenvolvimento de ecossistemas de inovação
14:00 pm ,17 de maio de 2017

Nos últimos anos, o movimento de inovação ganhou força no Brasil e, diante disso, as startups têm alcançado cada vez mais destaque. Para aumentar as chances de criação e crescimento desse novo modelo de negócio, é preciso que haja um ambiente de estímulo. Por meio de ações de fomento dos ecossistemas de inovação, o Sebrae Minas busca apoiar e propiciar condições para que essas startups se desenvolvam, ampliem o potencial de negócio, entrem e se consolidem no mercado.

As startups são negócios de base inovadora, desenvolvidos a partir de oportunidades identificadas no mercado e com possibilidade de rápida expansão. Empreendimentos com esse perfil buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, com foco na elaboração de modelos de negócios que alcancem um grande número de clientes e gere lucros, sem que haja um aumento significativo dos custos. Já os ecossistemas de inovação são representados pelos ambientes nos quais essas empresas estão inseridas, formando uma cadeia de relação entre todos os atores que contribuem direta e indiretamente para o desenvolvimento dessas organizações.

O maior ou menor desenvolvimento do ecossistema e, consequentemente, das empresas que o compõem, depende da existência e da articulação de alguns atores – aceleradoras, entidades de apoio, incubadoras, universidades, grupos organizados de investidores, movimentos locais e startups. Por isso, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a criação de startups, o Sebrae Minas promove ações com representantes do setor, traçando, assim, um plano de atuação que visa transformar o Sul de Minas em um ambiente propício à inovação e aos novos negócios.

“O desenvolvimento do ecossistema de inovação do Sul de Minas é também um compromisso do Sebrae que, por meio da articulação entre os setores público, produtivo e acadêmico, apoia o desenvolvimento de novas ideias com potencial para se tornarem empreendimentos promissores. O Sebrae também atua no apoio à formatação de modelos de negócios, gestão e incubação, sempre contando com a colaboração de parceiros estratégicos. O objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico do território, por meio do conhecimento e da inovação”, afirma a analista do Sebrae Minas Tatiana Bastos.

No Sul de Minas, o Sebrae Minas tem trabalhado no desenvolvimento dos ecossistemas de inovação nas microrregiões de Alfenas, Itajubá, Lavras, Santa Rita do Sapucaí e Varginha. Entre as ações promovidas estão a realização de eventos globais, como Startup Weekend, Startup Day e o Ocupa Sebrae. A instituição também estabelece parcerias com a finalidade de qualificar a mão de obra, acelerar startups e elaborar estratégias para estimular o interesse da comunidade pelo empreendedorismo de alto impacto.

Startup Maker Varginha
Pela primeira vez, entre os dias 19 e 21 de maio, será realizado o Startup Maker Varginha, evento voltado ao empreendedorismo tecnológico e a comunidade maker – ideias que envolvam hardware, eletrônica e robótica. O Grupo Unis sedia o evento, que é realizado em parceria com o Sebrae Minas e tem o objetivo de levar a inovação e a geração de negócios para os universitários e empreendedores da região. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site https://www.sympla.com.br/startup-maker-unis-varginha__133131. Informações: Sebrae em Varginha: (35) 3690.5100.

Ocupa Sebrae
O Ocupa Sebrae tem o objetivo de conectar as startups das 28 comunidades atendidas pelo Sebrae Minas. O evento será realizado no dia 23 de maio, na sede do Sebrae Minas em Belo Horizonte (Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Suíça). Inscrições e informações: https://www.sympla.com.br/ocupa-sebrae__142790.

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados