Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
Scroll to top

Top

Sebrae Minas realiza Seminário Regional de Café Fair Trade

Sebrae Minas realiza Seminário Regional de Café Fair Trade
17:00 pm ,31 de maio de 2017

Desde 15 de maio, acontece em Varginha, o Café com Tudo – evento criado a partir da iniciativa de um grupo de empresários, que se uniu para gerar negócios ligados à cultura do café e posicionar a cidade como a capital nacional do café. O Sebrae Minas é um dos parceiros da ação e, como parte do cronograma, promoverá, nesta quinta-feira (01/06), na sede da instituição (Praça Dr. Naylor Salles Gontijo, 160 – Vila Pinto), o 1º Seminário de Café Fair Trade do Sul de Minas. A atividade é gratuita e destinada a cafeicultores e cooperativas do Sul de Minas. Inscrições e informações: (35) 3690-5100. As atividades do Café com Tudo se encerrarão em 04 de junho.

Fair Trade é a prática comercial cuja essência defende preços que permitam uma vida digna aos produtores, igualdade de gêneros, respeito aos direitos humanos e proteção ambiental. O Sul de Minas, por meio de um projeto desenvolvido pelo Sebrae Minas, desde 2007, voltado aos pequenos produtores de café com certificação Fair Trade, possui cafeicultores e cooperativas voltadas especificamente para essa prática comercial. O projeto trabalha com diversos grupos em diferentes estágios de desenvolvimento e características e qualidade dos seus cafés.

“Desenvolvemos com os produtores da região, ao longo desses dez anos de projeto, ações e atividades voltadas para finanças, marketing, cooperação e associativismo, melhoria da qualidade de produto, acesso a mercados e internacionalização. Realizar um seminário Fair Trade dentro da programação do Café com Tudo possibilitará aos cafeicultores que não fazem parte do projeto a troca de informações e experiências sobre esse ramo de negócios que tem crescido muito em todo país”, analisa o analista do Sebrae Minas em Varginha, Arrison Nogueira Tavares.

A internacionalização do café do Sul de Minas
Desde 2008, o Sebrae Minas tem promovido para os cafeicultores Fair Trade, missões técnicas em feiras internacionais de cafés especiais, como a SCAA (Speciality Coffee Association of America), realizada nos Estados Unidos, e a SCAE (Speciality Coffee Association of Europe), que ocorre anualmente na Europa. Nessas missões, o Sebrae Minas oferece aos representantes das organizações produtivas consultorias e capacitação em métodos de gestão e comércio internacional, promove encontros com compradores de várias partes do mundo, além de auxiliar na logística. Somente com essas missões, no final de 2016, os cafeicultores contabilizaram excelentes resultados: Foram 2,5 mil sacas exportadas de café fino para países como Alemanha, Itália e EUA, e um faturamento de mais de R$ 1,8 milhão.

Qualidade que vem do Sul
O Sul de Minas é uma das mais destacadas e a mais longeva das regiões mineiras produtoras de café. Ali estão cerca de 7,8 mil produtores, sendo 89% de agricultores familiares. A safra anual chega a 1,3 milhões de sacas, retiradas de 69 mil hectares por uma mão de obra em torno de 150 mil trabalhadores, nos diversos patamares da cadeia produtiva (do plantio à classificação do grão). Por ser uma das regiões de maior altitude do Brasil, variando entre 900 e 1400 metros, e ser constituída por uma topografia muito particular, com padrão climático diferenciado, está apta à produção de cafés de alta qualidade.

O café sulmineiro é encorpado, com aroma frutado e levemente ácido. Os principais municípios produtores são: Alfenas, Andradas, Fama, Guaxupé, Itajubá, Muzambinho, Passos, Paraguaçu, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha. Em Poços de Caldas, o café foi um dos principais responsáveis para que a cidade fosse a primeira do hemisfério Sul a conquistar, em 2012, o título de Fair Trade Town (Cidade de Comércio Justo).

Café com Tudo
Uma grande mobilização de todas as esferas da sociedade varginhense para mostrar a força e a importância do café para o Sul de Minas. Este é o Café com Tudo, evento criado a partir da iniciativa de um grupo de empresários de Varginha, que se uniu para gerar negócios ligados à cultura do café e posicionar a cidade como a capital nacional do café. Palestras, ações promocionais no comércio local e rede hoteleira – que incluem cardápios especiais em bares e restaurantes, shows, distribuição de brindes, experimentação de cafés especiais, exposições e eventos culturais estão no cronograma do evento. O Café com Tudo é uma realização da Associação Comercial de Varginha, com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Varginha e Região (Sindvar), Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG), Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Varginha (Sehav), Sebrae Minas, Madeireira Belato & Pagani, CDCA, EPTV, Prefeitura Municipal de Varginha, Fundação Cultural de Varginha. O Café com Tudo conta ainda com patrocínio do Via Café Garden Shopping, Sinduscon Lagos, BDMG, Minasul, Coletek, WOutdoor, Unimed Varginha, Grupo Pedreira Santo Antonio e Sicoob Credivar.

Programação 1º Seminário de Café Fair Trade do Sul de Minas:
13h30 – Estudo do mercado americano para exportações de cafés especiais torrados do Brasil: Cibele Pugliese – Hotmarketing
15h – Tendências, desafios e oportunidades do Fair Trade no Brasil – GF Supermercados
16h – Projeto SCAA 2018 – Encontro de negócios: Raquel Brasil – Sebrae Minas

Comentarios

Comentarios

Copyright © 2015 WEspanha. Todos os direitos reservados